Lugares da infância: a escola como espaço de formação sócio-histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1031

Resumo

A escola é uma das instâncias que permite a interação da criança por meio da sociabilidade construída com todos os envolvidos no processo educativo. Este trabalho teve como objetivo analisar como os alunos de uma instituição pública, na Região Metropolitana de Curitiba, se apropriam do espaço escola e como estabelecem a formação de laços afetivos. Para isso, foram feitas uma pesquisa bibliográfica, observações em sala de aula, a aplicação de desenhos e uma atividade lúdica. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que existe uma relação de afetividade com o espaço, mas não com o espaço da escola e, sim, com os espaços de convivência. Constatou-se, ainda, que a escola favorece a busca pelo saber e pelas interações sociais, afetivas e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JENIFFER MAIARA KRUL, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em geografia pela Universidade Federal do Paraná

Eliane do Rocio Alberti, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora na Universidade Federal do Paraná.

Referências

ALMEIDA, A. R. S. A afetividade no desenvolvimento da criança - contribuições de Henri Wallon. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação UFG, Goiânia v. 33, n. 2, p. 343-357, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5271>. Acesso em: 20 maio 2019.

BARBOSA, M. N. S. Criação, imaginação e expressão da criança: caminhos e possibilidades do desenho infantil. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2013. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/dissertacao%20Marina%20Neves%20Silva%20Barbosa.pdf>. Acesso em: 22 out. 2019.

BERDOULAY, V.; ENTRIKIN, J.N. Lugar e Sujeito: perspectivas teóricas. In: MARANDOLA JR, E. et al. Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. 93-116, 2012.

BUTTIMER, A. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLLETI, A. Perspectiva da Geografia. São Paulo: Difel, p. 165-193, 1982.

CASTRO, M. Noção de criança e Infância: diálogos, reflexões, interlocuções. In: SEMINÁRIO DO 16º COLE, 2010, UFF. Rio de Janeiro, RJ. Anais[...]. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf> Acesso em: 20 maio 2019.

DARDEL, E. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Tradução: Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FORMIGONI, M. C. O que é a criança para a psicanalise? Considerações sobre a estrutura e o infantil. 2013. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17000/1/Maria%20Claudia%20Formigoni.pdf> Acesso em: 20 maio 2019.

GONÇALVES, L.F. O estudo do lugar sob o enfoque da Geografia Humanista: um lugar chamado Avenida Paulista. 2010, 226f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henry Wallon. Tradução e Organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4686.pdf>. Acesso em: 20 maio 2019.

JACOMÉ, P. da S. Criança e Infância: uma construção histórica. 2018. 48f. Monografia (Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em <https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/7139/1/crian%C3%A7aInfanciaContruc_Monografia_2018.pdf> Acesso em: 20 maio 2019.

LIMA, A. M. L.; KOZEL, S. Lugar e mapa mental: uma análise possível. Geografia, Londrina, PR, v. 18, n. 1, p. 207-231, jan./jun. 2009 Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2388/2415 >. Acesso em: 22 out. 2019.

MENDES, R. A.; SOUSA, E. da S.; PEREIRA, A. J. A importância da categoria de lugar no ensino de geografia: um estudo de caso na Escola Estadual Modelo de Araguaína - TO. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, TO, Ano 06, n. 11, p. 153-69, set./dez. 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/download/3715/12240/>. Acesso em: 20 maio 2019.

MOURA, M. S.de S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar - Nuances de um campo de prática de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, p. 09-24, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317260958_A_ARTE_DE_ESCUTAR_NUANCES_DE_UM_CAMPO_DE_PRATICAS_E_DE_CONHECIMENTO>. Acesso em: 22 out. 2019.

NUNES, A.I. B.L.; SILVEIRA, R. do N. Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante: concepções e teorias do desenvolvimento humano. In: XAVIER, A. S.; NUNES, A. I. B. L. Psicologia do Desenvolvimento. Fortaleza: UAB/UECE, 2013. p. 07-44.

OLIVEIRA, F. A criança e a infância nos documentos da ONU: a produção da criança como ‘portadora de direitos’ e a infância como ‘capital humano do futuro’. 2008. 170f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos: UFSCar, 2008.

RIBEIRO, L. D. M.; SILVA, R. L. F. C.; CARNEIRO, L. V. Vygotsky e o Desenvolvimento infantil. In: NEVES, A. F.; PAULA, M. H. de; BERNARDO, J. L.;ANJOS, P. H. H.; PIRES, M. G. G. (orgs.). Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo, Bluscher, 2016. p. 393-410.

Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391664/23.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2019.

RODRIGUES, K. O conceito de lugar: a aproximação da geografia com o indivíduo. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 11, Presidente Prudente, outubro de 2015. Anais [...]. Disponível em: <http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/17/473.pdf>. Acesso em: 20 maio 2019.

STANISKI, A.; KUNDLATSCH, C. A.; PIREHOWSKI, D. O conceito de lugar e suas diferentes abordagens. Revista Perspectiva Geográfica, UNIOESTE, v.9, n.11, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/11154>. Acesso em: 15 de novembro de 2019.

TASSONI, E.C.M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e

crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000

TOURINHO, E.; TEIXEIRA, E.; MACIEL, J. Fronteiras entre Análise do Comportamento e Fisiologia: Skinner e a Temática dos Eventos Privados. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 3, p.425-434, 2000.

TUAN, Y. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 143-164.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALLON, H. Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In: WEREBE, M. J. G.;NADEL, J. (orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986. p.168-178.

Downloads

Publicado

09-11-2022

Como Citar

KRUL, J. M., & Alberti, E. do R. (2022). Lugares da infância: a escola como espaço de formação sócio-histórico-cultural. Horizontes, 40(1), e022048. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1031