Uma experiência de práticas educativas no currículo do curso de licenciatura em Educação Física

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.109

Palavras-chave:

Prática educativa, Educação Física, escola.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de práticas pedagógicas vivenciadas por acadêmicos do curso de formação de licenciatura em Educação Física. A proposta surgiu a partir da contradição percebida entre teoria e prática no trato com as diferentes concepções metodológicas para o ensino da Educação Física na disciplina Didática da Educação Física. Buscou-se a partir das vivências nas aulas de Educação Física numa escola da rede publica municipal da cidade Ouro Preto, MG, não somente a articulação entre teoria e prática, como também, a partir das reflexões compartilhadas com o grupo de trabalho, inúmeras possibilidades de ação pedagógica no trato dos conteúdos da Educação Física em situações concretas com alunos e professores reais no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente". Coordena o Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFOP). Integra o Grupo de Pesquisa Formação e profissão Docente (FOPROF). Coordena o Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

Paixão, J. A. (2015). Uma experiência de práticas educativas no currículo do curso de licenciatura em Educação Física. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.109