Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1319

Resumo

Pesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico.

 

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Eliseu, M. M., Yared, Y. B., & Mendes, P. de O. e S. P. (2022). Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II. Horizontes, 40(1), e022025. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1319

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas