A questão do gênero na docência em engenharia

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1331

Resumo

Este artigo integra uma tese de doutorado e tem como tema central as relações de gênero na constituição da engenheira-professora considerando o universo das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Visa responder à questão: “Como as relações de gênero se manifestam na escolha profissional e na docência de engenheiras-professoras?”. Teoricamente apoia-se em Joan Scott e Pierre Bourdieu. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas com três engenheiras-professoras e passaram por uma análise interpretativa e temática. Constata-se que, apesar de existir um processo de democratização, ainda que lento, em andamento, permanecem relações sexistas naturalizadas quando se avança nos níveis acadêmicos mais altos e, em especial, no exercício da docência em Engenharia.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Ferreira, D. M. ., & Nacarato, A. M. . (2022). A questão do gênero na docência em engenharia. Horizontes, 40(1), e022032. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1331

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas