Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1332

Resumo

A violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais.

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Biografia do Autor

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tutora do Programa de Educação tutorial da Pedagogia UEM. Coordenadora adjunta do Programa de pós-graduação em educação (PPE) da UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.

Debora Luppi Souto, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Participou do Programa de Iniciação Científica -PIC (2014-2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá na linha de Ensino, aprendizagem e Formação de Professores (início 2019). Integrante do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI- UEM). Atuou como professora de Ensino Fundamental na rede municipal de Paiçandu PR (2012-2013). Atualmente é professora de Educação Infantil na rede de ensino municipal de Paiçandu PR (2013 até o momento). Membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Oliveira, M., Saito, H. T. I. ., & Souto, D. L. . (2022). Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção. Horizontes, 40(1), e022033. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1332

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas