A atuação de professores de Educação Física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1345Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender como se encontra a atuação dos professores de Educação Física de um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos do interior do Estado do Ceará no contexto do ensino remoto. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizamos um questionário organizado e estruturado via Google Forms. Notamos, a partir dos resultados, que os professores têm utilizado algumas ferramentas tecnológicas para a mediação das aulas remotas, com destaque para o uso do aplicativo do WhatsApp. Percebemos ainda, que os docentes relataram dificuldades relacionadas à falta de domínio em manusear algumas ferramentas tecnológicas e a tarefa de manter os alunos concentrados nas interações virtuais.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria da Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos; segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: Educação Física: volume 3, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3_edufisica.pdf. Acesso em 06 abr. de 2021
BRASIL. Presidência da República. Lei 10.793 de 1º de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/2003/L10.793.htm#art26%C2%A73. Acesso em 06 abr. de 2021.
CEARÁ. Regimento escolar. CEJA Professora Maria Imaculada. Icó, 2014.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA. Fortaleza, CE, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/diversidade-e-inclusao-educacional/educacao-de-jovens-e-adultos-eja/centro-de-educacao-de-jovens-e-adultos-ceja/. Acesso em: 18 abr. 2021
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Diretrizes para elaboração de planos de atendimento virtual nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) durante o período de suspensão das atividades educacionais presenciais por conta da situação de contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Fortaleza, CE, 2020. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/04/diretrizes_cejas.pdf. Acesso em 10 mar. 2021
COSTA, M. da C. dos S.; HAGE, S. A. M. O trabalho docente na educação de jovens e adultos na Amazônia Paraense: a educação física em questão. Instrumento, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p.249-260, jul./dez. 2014.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1 (suplemento), p. 5-25, 2001.
KENSKI, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, R. G. (Org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 74-84
LIMA, P. R. de; FALCÃO, G. M. B.; LIMA, A. I. B. Atuação dos professores de Educação Física de Icó-CE no contexto de mudanças advindas do ensino remoto. Revista Cocar, Belém, v.15, n.31, p.1-19, 2021.
MACHADO, R. B. et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, [S. I.] v. 26, p. e26081, jan./dez. 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.106233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106233. Acesso em: 02 abr. 2021.
REIS, J. A. P.; MOLINA NETO, V. “Pensei que tava na aula de Ciências” ou os significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Pensar a Prática, Goiânia, v.17, n.3, p. 636-650, jul. /set. 2014.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Rogério de Lima, Genira Fonseca de Oliveira, Maria Raquel de Carvalho Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.