Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1402

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.

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Biografia do Autor

Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Universidade Federal de Minas Gerais

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Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

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Maria Luisa Magalhães Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

Petten, A. M. V. N. V. ., Borges, A. A. P., & Nogueira, M. L. M. . (2022). Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19. Horizontes, 40(1), e022055. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1402

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência