Formação docente e a concepção de experiência em Dewey

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1403

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza, Universidade Federal de Alfenas MG

Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas MG, Instituto de Ciências Humanas e Letras. Departamento de Ciências Humanas. Pós Doutora em Educação: Currículo PUC SP. Doutora em Educação: Currículo PUC de SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC SP. Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação UBC Mogi das Cruzes SP. Pedagoga Univap Universidade do Vale do Paraíba. Atua na Educação desde 1986, foi docente na Educação Básica, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar, gerenciou processos de municipalização em Secretarias de Educação. No Ensino Superior atua desde 1999. Atua como membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Pedagogia. Atua como membro no Núcleo das Licenciaturas. Atua como membro da ANPED Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade UNIFAL MG. , atuando nas linhas de pesquisa: 1.Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional em processos iniciais e permanentes e tecnologia educacional e 2. Formação de professores e a pluralidade dos ambientes virtuais e presenciais nos processos de aprendizagem e ensino: uma abordagem crítica. Membro do Grupo de Pesquisa Esbrina - Universidade de Barcelona. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC SP. Membro da rede de especialistas em política educacional - UNESCO - América Latina. Focaliza estudos, orientações e pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Psicologia e Educação, Gestão Escolar e Tecnologia Educacional. Atua em projetos nacionais e internacionais.

Marina Graziela Feldmann, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Supervisão e Currículo pela PUC-SP. Professora Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação da PUC-SP. . Docente e pesquisadora na Linha de Pesquisa ?Formação de Educadores? do Programa de Pós em Educação: Curriculo .Vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (2013-2015) Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (2015-2019). Pró-Reitora da Graduação (2008-2012). Diretora da Faculdade de Educação (2000-2008).Coordenadora Institucional do PARFOR- (Capes-MEC) Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (2011-2017) .Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de São Paulo( 2016-2020) , onde atua desde 2014.Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) : Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Membro do Corpo Editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2). Parecerista de revistas científicas e da agência de fomento: Capes., Fapesp. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, políticas de formação docente, formação de professores, diversidade curricular, escola brasileira e gestão.

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Publicado

06-10-2022

Como Citar

Abreu Souza, A. C. G., & Feldmann, M. G. (2022). Formação docente e a concepção de experiência em Dewey. Horizontes, 40(1), e022040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1403