O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1414

Resumo

Este artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino.

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Biografia do Autor

Janete Lopes Monteiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em educação especial Inclusiva pela UNIASSELVI, complementação pedagógica na área da educação especial pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Membro da Equipe Multiprofissional de Acompanhamento aos Servidores da UFSC com Deficiência e em Estágio Probatório ( EMAPCD). Trabalha como pedagoga área educação especial na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE)/ Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Núcleo de Estudos sobre Deficiência ? NED/UFSC.

Vivian Ferreira Dias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fonoaudióloga e Mestre em Filosofia pela Unesp (Marília), Especialista em Leitura e Escrita (pelo CEFAC). Doutora em Ciências Humanas pela UFSC e . É servidora da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC e realizou estágio Pós-doutoral em Educação pela UFPR. Tem experiência clínica, na docência e como terapeuta de Equoterapia. Interessa-se por questões relativas à acessibilidade e ao discurso.

Ana Claudia de Lima Linhares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda da Pós-graduação em Educação da FURB. Possui graduação em Administração; Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Especial e Inclusiva; Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva; Pós-Graduação em Gestão e Orientação Escolar. Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Monteiro, J. L. ., Dias, V. F. ., & Linhares, A. C. de L. . (2022). O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior. Horizontes, 40(1), e022076. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1414

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Seção

Seção temática: Educação e Deficiência