Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1550

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas.

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Biografia do Autor

Arline Thomé da Silva, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Educação da UDESC.

Luciane Mulazani dos Santos, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora associada, mestra e doutora em Educação.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Silva, A. T. da ., & Santos, L. M. dos. (2023). Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes. Horizontes, 41(1), e023024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1550

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo