Ética, integridade e cultura de integridade:
reflexões a partir do contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1624Resumo
Este artigo apresenta conceitos básicos de integridade, integridade científica e integridade acadêmica bem como algumas propostas para a promoção da cultura de integridade nas Instituições de Ensino Superior, agências de fomento e fundações de pesquisa. Argumenta-se que: a) a ética e a integridade são conceitos distintos, mas inter-relacionados e que é produtivo associá-los em documentos, políticas institucionais e pesquisas; b) os conceitos de integridade científica e integridade acadêmica são essenciais para garantir a credibilidade e a confiabilidade da pesquisa; e c) a promoção de uma cultura de integridade requer a criação de políticas institucionais de ética e integridade.
Downloads
Referências
ABL. Academia Brasileira de Letras. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
ALMEIDA, F. et al. A fraude acadêmica no Ensino Superior em Portugal: um estudo sobre a ética dos alunos portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
ALMEIDA, F. et al. Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
BARBOSA, Q. F.; RODRIGUES, C. S.; NOVAES, M. R. C. G. Integridade científica na educação de profissionais de saúde. Revista Bioética, Brasília, v. 27, n. 1, p. 120-126, 2019.
BERGADAÀ, M. Diffuser l’intégrité. In: BERGADAÀ, M.; PEIXOTO, P. (ed.). L’urgence de l’integrité academique. Caen: Éditions EMS, 2021. p. 455-461.
BERGADAÀ, M.; PEIXOTO, P. (ed.). L’urgence de l’integrité academique. Caen: Éditions EMS, 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ética e integridade na prática científica. Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Brasília: CNPq, 2011. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda. Acesso em: 17 ago. 2022.
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Integridade pública. CGU, Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas/integridade-publica/integridade-publica/saiba-mais. Acesso em: 18 jan. 2023.
BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016.
BRETAG, T. A research agenda for academic integrity. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2020.
CASADO, M. et al. Declaração sobre integridade científica na investigação e inovação responsável. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2016.
CERDÀ-NAVARRO, A. et al. Analysis of the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors of Spanish graduate students: the vision of academic heads. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21027.009
CLARKE, R.; LANCASTER, T. Eliminating the successor to plagiarism? Identifying the usage of contract cheating sites. Proceedings of 2nd Plagiarism: Prevention, Practice & Policy Conference. Newcastle: JISC Plagiarism Advisory Service, 2006.
COMAS FORGAS, R. et al. La integridad académica entre el alumnado universitario español. Estudios Pedagógicos, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 207-225, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052011000100011
COMAS FORGAS, R. et al. Automatic paraphrasing tools: an unexpected consequence of addressing student plagiarism and the impact of COVID in distance education settings. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21679.020
DECLARAÇÃO de Singapura sobre integridade em pesquisa. Dados, Rio de Janeiro, v. 53, n. 3, p. 1, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582010000300008
ENAI. European Network for Academic Integrity. Glossário de Integridade
Académica. Relatório. ENAI, [s. l.], 31 jan. 2018. Disponível em: https://www.academicintegrity.eu/wp/glossary/culture-of-academic-integrity/. Acesso em: 18 jan. 2023.
FAPERGS. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Guia de Boas Práticas Científicas e Integridade Acadêmica 2021. Porto Alegre: Fapergs, 2021. Disponível em: https://admin.fapergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202109/17150000-guia-de-boas-praticas-cientificas-e-integridade-academica.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
FAPESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: FAPESP, 2014. Disponível em: https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
GARRETT, J. (ed). Building a culture of academic integrity. Based on the Magna Online Seminar “Helping Students Learn from Ethical Failures,” presented by Tricia Bertram Gallant, Ph.D. Madison: Magna Publications, 2011.
GORUP, M. Ethics of discourse analysis. In: IPHOFEN, R. (ed.). Handbook of research ethics and scientific integrity. Cham: Springer, 2020. p. 531-549.
HEITMAN, E.; LITEWKA, S.; VASCONCELOS, S. Education in Research Integrity and Governance of Science in the United States, Argentina, and Brazil. In: BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 1-20.
HENDERSHOTT, A.; DRINAN, P.; CROSS, M. Toward enhancing a culture of academic integrity. Journal of Student Affairs Research and Practice, [s. l.], v. 37, n. 4, p. 270-281, 2000.
ICAI. International Center for Academic Integrity. The fundamental values of academic integrity. 3. ed. [S. l.]: ICAI, 2018. Disponível em: https://academicintegrity.org/images/pdfs/20019_ICAI-Fundamental-Values_R12.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
IPHOFEN, R. (ed.). Handbook of research ethics and scientific integrity. Cham: Springer, 2020.
JONES, L. R. Academic integrity & academic dishonesty: a handbook about cheating & plagiarism. Revised & Expanded Edition. Melbourne: Florida Institute of Technology, 2011.
KOEPSELL, D. Scientific integrity and research ethics: an approach from the ethos of Science. Cham: Springer, 2017.
KRAVJAR, J. Integrity is not a component of ethics, integrity is much more. 2018. Disponível em: https://www.euroscientist.com/academic-integrity/. Acesso em: 18 jan. 2023.
LANCASTER, T. Academic dishonesty or academic integrity? Using natural language processing (NLP) techniques to investigate positive integrity in academic integrity research. Journal of Academic Ethics, [s. l.], v. 19, p. 363-383, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10805-021-09422-4
LANCASTER, T.; CLARKE, R. Contract cheating: the outsourcing of assessed student work. In: BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 186-199.
MACFARLANE, B.; ZHANG, J.; PUN, A. Academic integrity: A review of the literature. Studies in Higher Education, [s. l.], v. 39, n. 2, p. 339-358, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2012.709495
MACHADO, B. C.; PIRES, M. F. C. Programa de integridade na pesquisa para instituições e cientistas: ciência de qualidade se faz com integridade. São Paulo: Dialética, 2022.
MACRINA, F. Scientific integrity: text and cases in responsible conduct of research. 4. ed. Richmond: Virginia Commonwealth University, 2014.
MAINARDES, J. Política institucional de ética em pesquisa e integridade. In: ANPEd. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023a. p. 234-256.
MAINARDES, J. Integridade pública no Poder Executivo Federal – Brasil. 2023b. Disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.21789.79841. Acesso em: 25 jun. 2023.
MARANHÃO, C. M. S. de A.; SANTOS, F. C. P. dos; FERREIRA, P. T. M. Banalização da fraude acadêmica: reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 138, p. 249-263, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016158799
MARINHO, M. E. P.; VARELLA, M. D. Plágio em trabalhos acadêmicos: proposta de políticas institucionais de integridade. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 5, n. 1, p. 354-365, jan./jun. 2015.
MCCABE, D. L. The influence of situational ethics on cheating among college students. Sociological Inquiry, [s. l.], v. 62, p. 365-374, 1992. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-682X.1992.tb00287.x
MCCABE, D. L.; DRINAN, P. Toward a culture of academic integrity. Chronicle of Higher Education, [s. l.], v. 46, n. 8, p. B7-B10, 1999.
NUNES, L. Estratégias para promover a integridade acadêmica e científica: atualização de um memorando de propostas. In: ANPEd. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ed.). Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. p. 257-276.
NUNES, L. Estratégias promotoras da integridade académica e científica – Instituições de Ensino Superior em Portugal. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2019. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30021. Acesso em: 7 jan. 2023.
PARRY, J. Developing standards for research practice: some issues for consideration. In: IPHOFEN, R. (ed). Finding common ground: consensus in research ethics across the social sciences. Bingley: Emerald Group Publishing Ltd, 2017. p. 77-102.
PEIXOTO, P. et al. Políticas institucionais, em Portugal, relativas à fraude acadêmica. In: ALMEIDA, F. et al. (org.). Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. p. 195-239.
PRADO E SILVA, A. et al. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos do Brasil, 1983.
RETTINGER, D. A.; BERTRAM GALLANT, T. (ed.). Cheating academic integrity: lessons from 30 years of research. Hoboken: Wiley, 2022.
SEIXAS, A. M. et al. Creating a culture of academic integrity: the role of institutional policies among Portuguese Higher Education institutions. International Conference – The future of Education – 4th Edition. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/44305. Acesso em: 21 mar. 2023.
SIAPUTRA, I. B.; SANTOSA, D. A. Academic Integrity Campaign in Indonesia. In: BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 42-50.
STENECK, N. H. Fostering integrity in research: definitions, current knowledge, and future directions. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 53-74, 2006. DOI: https://link.springer.com/article/10.1007/s11948-006-0006-y
THE Concordat to support research integrity. 2019. Disponível em: https://www.universitiesuk.ac.uk/sites/default/files/field/downloads/2021-08/Updated%20FINAL-the-concordat-to-support-research-integrity.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
UNIVERSITIES AUSTRALIA. Academic integrity best practice principles. [S. l.]: Universities Australia, nov. 2017. Disponível em: https://www.universitiesaustralia.edu.au/wp-content/uploads/2019/06/UA-Academic-Integrity-Best-Practice-Principles.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
VASCONCELOS, S. M. R. et al. Brazilian science and research integrity: Where are we? What next? Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 87, n. 2, p. 1259-1269, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201520150165
VIEIRA, W. Evolução transparente. In: ENCICLOPÉDIA da Conscienciologia. Foz do Iguaçu: CEAEC, 2011. p. 1-4. Disponível em: http://encyclossapiens.space/buscaverbete/index.php. Acesso em: 21 mar. 2023.
VIEIRA, W. Princípio do exemplarismo pessoal. In: ENCICLOPÉDIA da Conscienciologia. Foz do Iguaçu: CEAEC, 2005. p. 1-3. Disponível em: http://encyclossapiens.space/buscaverbete/index.php. Acesso em: 21 mar. 2023.
WAN, G.; SCOTT, M. R. Start them early and right: creating a culture of academic integrity in elementary schools. In: BRETAG, T. (ed.). Handbook of academic integrity. Berlin: Springer Science+Business Media Singapore, 2016. p. 413-427.
YAKOVCHUK, N.; BADGE, J.; SCOTT, J. Moving beyond plagiarism detection towards a culture of academic integrity. Journal for Excellence in Teaching and Learning, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 63-76, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jefferson Mainardes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.