Os saberes profissionais dos professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.17Resumo
O foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? A
pesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento e
pelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores.
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