Grau de dificuldade de itens em um teste para 9º ano do ensino fundamental

o caso de uma avaliação externa municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1738

Resumo

O Sistema de Avaliação da Educação de Canindé (SAEC) é uma avaliação que possibilita aos professores e gestores escolares o acesso mais rápido e detalhado de cada turma avaliada. Assim, o objetivo deste estudo é analisar uma característica psicométrica do instrumento SAEC, especialmente no que diz respeito ao grau de dificuldade dos itens abordados no teste de matemática nas turmas de 9.º ano do ensino fundamental, por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Este estudo é de natureza quantitativa, com objetivos de pesquisa descritiva e exploratória. Os resultados apontam que dos dez itens avaliados no SAEC, cinco apresentam índice de dificuldade difícil, três; dificuldade moderada; e dois, fáceis, conforme análises estatísticas. A hipótese era de que, para as turmas do 9.º ano no componente de matemática, o SAEC era considerado fácil, e após a análise, verificou-se que esta hipótese não é válida em sua totalidade.

Palavras-chave: SAEC. Teoria Clássica dos Testes. Psicometria Clássica. Grau de dificuldade de itens.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Delmiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022). Desde 2019 é professor efetivo da rede pública municipal de Canindé. Atua na Célula de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal da Educação de Canindé. Pesquisador colaborador no Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Autor de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Educação Brasileira pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira pela UFC. Líder do Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação.  Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

Delmiro, C. H., Menezes, D. B., & Borges Neto, H. (2024). Grau de dificuldade de itens em um teste para 9º ano do ensino fundamental: o caso de uma avaliação externa municipal. Horizontes, 42(1), e023084. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1738

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas