Avaliação das competências socioemocionais:

expansão do setor privado na educação paulista?

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1742

Resumo

O artigo apresenta o mapeamento da avaliação em larga escala de competências socioemocionais desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes estaduais de ensino na região Sudeste do Brasil com o objetivo de analisar essa proposta avaliativa, especificamente no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa em documentos institucionais e materiais de comunicação das secretarias de educação e do IAS (totalizando 40), desvela-se a presença do instituto na região Sudeste e, em São Paulo, efetivamente a partir da aplicação da avaliação socioemocional em larga escala. Dessa forma, evidencia-se a incidência do IAS na política educacional para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio disseminando as ideias do setor empresarial/privado na educação pública.

Palavras-chave: Avaliação das competências socioemocionais. Política educacional. Privatização.

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Biografia do Autor

Regiane Helena Bertagna, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IB/Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Rio Claro.

Julia Costa Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pedagoga e Mestranda em Educaçao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro. 

Gabrielly Luiza Isabela Murari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduaçao em Pedagogia na UNesp/Rio CLaro.

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

Bertagna, R. H., Faria, J. C., & Murari, G. L. I. (2024). Avaliação das competências socioemocionais:: expansão do setor privado na educação paulista?. Horizontes, 42(1), e023085. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1742

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas