Quando boas intenções se convertem em precarização
armadilhas na criação de uma Universidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1841Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Metodologias Ativas, Precarização Educacional, Universidade Pública, Currículo AcadêmicoResumo
Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Pedagogia histórico–crítica, aspectos político-pedagógicos relacionados à criação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. O projeto pedagógico dessa instituição referencia-se em concepções pedagógicas como o “aprender a aprender” e o conceito de “metodologias ativas”, tomando métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como fundamento pedagógico. A partir do referencial materialista histórico-dialético, o texto faz uso de análise documental e observação participante no primeiro ano de funcionamento da Instituição. Observa-se que os referenciais adotados pela Universidade apresentam, no ponto de partida, aspectos de precarização da educação pública, desde a concepção da profissão docente até o esvaziamento de currículos nas diversas áreas de formação.
Downloads
Referências
BELACIANO, M. Uma forma curricular: notas para uma teoria de currículo para a educação médica. 2015. 220 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BIESTA, G. Good education in an age of measurement: Ethics, politics, democracy. Boulder: Paradigm Publishers, 2015.
BLATCHFORD, P.; RUSSELL, A.; WEBSTER, R. The effect of class size on teaching and learning. English in Education, v. 46, n.1, p. 85-95, 2012.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes. 1998.
FINN, J. D.; ACHILLES, C. M. Tennessee's class size study: Findings, implications, misconceptions. Educational Evaluation and Policy Analysis, v.21, n.2, p. 97-109, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/1164294
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n.119, p. 379-404, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004
HATTIE, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. London: Routledge, 2009.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Vol. 2: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.
RAVI, S. Higher Education - An Economic Outlook. Journal of Culture, Society and Development, v. 4, p. 54- 56, 2013.
SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2009.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVA, M. O. da. Precarização e resistências: o trabalho docente na educação superior. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL. Edital de abertura de concurso público para provimento dos cargos da Carreira Magistério Superior do Distrito Federal Edital nº 01/2022 – UNDF/REIT. 2022. Acesso em https://universidade.df.gov.br/wp-conteudo//uploads/2022/06/Edital-UnDF_-Final-Timbrado.pdf.
YOUNG, M. Bringing knowledge back in: From social constructivism to social realism in the sociology of education. London: Routledge, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Pereira da Costa, Igor Guevara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.