Quando boas intenções se convertem em precarização

armadilhas na criação de uma Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1841

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Metodologias Ativas, Precarização Educacional, Universidade Pública, Currículo Acadêmico

Resumo

Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Pedagogia histórico–crítica, aspectos político-pedagógicos relacionados à criação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. O projeto pedagógico dessa instituição referencia-se em concepções pedagógicas como o “aprender a aprender” e o conceito de “metodologias ativas”, tomando métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como fundamento pedagógico. A partir do referencial materialista histórico-dialético, o texto faz uso de análise documental e observação participante no primeiro ano de funcionamento da Instituição. Observa-se que os referenciais adotados pela Universidade apresentam, no ponto de partida, aspectos de precarização da educação pública, desde a concepção da profissão docente até o esvaziamento de currículos nas diversas áreas de formação.

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Biografia do Autor

Leonardo Pereira da Costa, Universidade do Distrito Federal - UnDF

Doutor em Educação (Unicamp). Professor na educação básica e no ensino superior (UnDF).

Igor Guevara, Universidade do Distrito Federal - UnDF

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Professor do curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EPPG). Professor e coordenador do curso de Gestão Pública da Universidade do Distrito Federal (UnDF). 

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Costa, L. P. da, & Souza, I. G. L. de . (2024). Quando boas intenções se convertem em precarização: armadilhas na criação de uma Universidade. Horizontes, 42(1), e023141. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1841

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica