A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.25Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obras
principais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.
Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.