Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i2.472Resumo
Resumo
Relatamos uma pesquisa que buscou compreender dificuldades nos anos iniciais da docência no ensino de Matemática por professoras egressas da Pedagogia. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com duas docentes e informações da ementa da disciplina que abordou conteúdos matemáticos na formação inicial. A metodologia do estudo é qualitativa e a análise ocorreu à luz de um referencial teórico que contemplou questões ligadas à formação matemática das professoras e o começo da carreira. Identificamos problemas no conhecimento específico dos conteúdos matemáticos no decorrer do curso de formação inicial, o que pode acarretar em desafios na iniciação profissional.
Palavras-chave: Formação inicial; Início da docência; Conteúdos matemáticos.
Teaching beginners difficulties in the process of teaching of contents mathematical
Abstract
We report a study that sought to understand difficulties in the early years of teaching in the teaching of mathematics by teacher’s graduates of Pedagogy. Data were collected from semi-structured interviews with two teachers and menu information of discipline addressed mathematical content in the initial training. The methodology of the study is qualitative and the analysis took place in light of a theoretical framework that included questions related to mathematical training of teachers and career start. We identify problems in specific knowledge of the mathematical content during the initial training course, which may result in challenges in professional training.
Keywords: Basic training; Beginning of teaching; Mathematical contents.
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