O fazer musical de crianças em experiências de musicalização infantil

Autores

  • Mariane Cristina Souza de Oliveira Mestre em Educação/UFSCar; Licenciada em Música/ UFSCar. Professora de Música.
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH/UFSCar; Coordenadora do CFEI - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq.
  • Ilza Leme Zenker Joly Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE;Docente Aposentada do DAC - Departamento de Artes e Comunicação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical, Cultura e Comunidade/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.695

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa que abordou fazeres musicais de crianças. Identificou e descreveu o fazer musical de crianças em um Projeto de Musicalização Infantil. Em vertente qualitativa foi realizada em um Laboratório de Musicalização com crianças entre 4 e 9 anos e a equipe de musicalização. Os encontros foram filmados com transcrição e análise qualitativa, à luz do referencial teórico. O corpo, os movimentos, os gestos e as brincadeiras foram as principais formas de concretização dos fazeres musicais. Espera-se colaborar com os estudos no campo da educação musical e fundados no diálogo e na emancipação do humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH/UFSCar; Coordenadora do CFEI - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq.

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH/UFSCar; Coordenadora do CFEI - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.

Ilza Leme Zenker Joly, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE;Docente Aposentada do DAC - Departamento de Artes e Comunicação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical, Cultura e Comunidade/CNPq.

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE;Docente Aposentada do DAC - Departamento de Artes e Comunicação/CECH/UFSCar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical, Cultura e Comunidade/CNPq. Doutora em Educação e graduada em Letras.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Oliveira, M. C. S. de, Sommerhalder, A., & Joly, I. L. Z. (2019). O fazer musical de crianças em experiências de musicalização infantil. Horizontes, 37, e019040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.695