O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente

Autores

  • Caroline dos Santos Giuliani Universidade Federal de Santa Maria
  • Angélica Pott de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreia Inês Dillenburg Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.707

Resumo

Devido às dificuldades encontradas ao exercer a profissão docente, universidades de diversos países vêm discutindo sobre os cursos de formação de professores/pedagógica. Assim, este trabalho objetivou relatar as experiências vividas, desafios e dificuldades encontradas durante um estágio curricular e analisar a influência do curso de formação de professores para o desenvolvimento da prática docente. As práticas foram propostas no curso de formação pedagógica e desenvolvidas em cursos de nível técnico da Universidade Federal de Santa Maria. Verificou-se que os cursos de formação pedagógica são importantes ferramentas, assim como uma oportunidade de desenvolvimento aos bacharéis e tecnólogos, enquanto futuros professores, de desenvolver as habilidades necessárias para a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline dos Santos Giuliani, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores - PEG - UFSM. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria - PPGCTA - UFSM.

Angélica Pott de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração pelo PPGAdm/UFSC. Mestra em Administração pelo PPGA/UFSM na linha de pesquisa: Economia, Controle e Finanças. Cursou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida no Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos - NIEPC (UFSC), e no Grupo de Pesquisa em Economia e Finanças (UFSM).

Andreia Inês Dillenburg, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação-TICS-UFSM e Mestre em Educação-UFSM. Atualmente cursa Doutorado em Educação UFSM- Linha de Educação Especial.

Downloads

Publicado

27-09-2019

Como Citar

Giuliani, C. dos S. ., Medeiros, A. P. de ., & Dillenburg, A. I. (2019). O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente. Horizontes, 37, e019047. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.707

Edição

Seção

Relato de Experiência