Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.713

Resumo

O artigo apresenta uma análise das concepções e relações que professores integrantes de uma escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS, mantêm sobre planejamento e avaliação. As ideias desses docentes são investigadas a partir do foco no papel do coordenador pedagógico e de como este influencia o espaço escolar. O estudo foi de caráter qualitativo e, para o tratamento dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se convergências quanto à forma de perceber a avaliação, não como produto final, mas como modo de redirecionar as práticas e repensar a atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia.

Carla Melo Silva, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Bolsista CAPES.

João Bernardes Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

27-09-2019

Como Citar

Gallon, M. da S., Madruga, Z. E. de F., Silva, C. M., & Rocha Filho, J. B. (2019). Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico. Horizontes, 37, e019048. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.713