A educação é uma ciência? Reflexões acerca de seu estatuto epistemológico e metodológico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.851Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Trad. Denice B. Catani. São Paulo: Unesp, 2004, p.17-69.
CHARLOT, B. A. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n.31, p.7-18, jan./abr. 2006.
CHIZZOTTI, A. As ciências humanas e as ciências da educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.4, p.1556-1575, out./dez. 2016.
FEYERABEND, P. Contra o método. Trad. Cezar A. Mortari. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v.28, n.1, p.13-34, jan./abr. 2002.
GATTI, B. A. Formação de professores, pesquisa e problemas metodológicos. Contraponto, Itajaí, v.3, n.3, p.381-392, set./dez. 2003.
KEMMIS, S. La teoría de la práctica educativa. In: CARR, W. (org.). Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Morata, 1996, p.103-173.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Nelson Boeira e Beatriz Vianna Boeira. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
NAJMANOVICH, D. O feitiço do método. In: GARCIA, R. L. (org.). Método; métodos; contramétodo. São Paulo: Cortez, 2003, p.25-62.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
TEIXEIRA, A. Ciência e arte de educar. Educação e Ciências Sociais. v.2, n.5, p.5-22, ago. 1957. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ciencia.html. Acesso em: 13 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaína Bueno Bady, Adriano do Carmo Flores de Lima, Denise Regina Quaresma da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.