O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1431Resumo
Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.
Downloads
Referências
BARBUIO, R. Eu também quero falar! narrativas de alunos com deficiência e com Transtorno do Espectro do Autismo sobre a escola comum e as aulas de educação física. 2021. 166f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2021.
BRASIL. Programa educação inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/programas-e-acoes?id=17434. Acesso em: 11 maio 2019.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação [2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 11 maio 2019.
CAMIZÃO, A. C.; CONDE, P. S.; VICTOR, S. L. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educação e Pesquisa, v.47, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193211. Acesso em: 03 jan. 2022.
CURY, J. et al. O aluno com deficiência e a pandemia. Presidente Prudente: Instituto Fabris Ferreira, 2020. Disponível em: https://www.issup.net/files/2020-07/O%20aluno%20com%20defici%C3%AAncia%20na%20pandemia%20-%20I.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
DAINEZ, D.; SMOLKA, A. L. B. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., São Paulo, v.45, p.1-18, 2019. DOI: /10.1590/S1678-4634201945187853. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Sjfzqqk3cBv47szKzLpdJWD/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 jan. 2022.
FREITAS, A. P.; MONTEIRO, M. I. B.; CAMARGO, E. A. A. Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade. Horizontes, v.33, n.2, p.27-36, 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245. Acesso em: 27 jan. 2022.
FREITAS, A. P.; PINTO, G. U.; MONTEIRO, M. I. B. Elaboração conceitual de alunos com deficiência intelectual: possibilidades em contextos formativos. Práxis Educacional, v.15, n.31, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4684.
Acesso em: 15 nov. 2021.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Caderno Cedes, n.50, p.9-25, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3HgqZgZCCZHZD85MvqSNWtn/?lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.
MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v.34, n.93, p.175-190, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y6cVwLpJLsgwsYvzSVhFLQg/abstract/?lang=pt#:~:text=As%20an%C3%A1lises%20apontam%2C%20a%20despeito,com%20ampla%20defasagem%20idade%2Fs%C3%A9rie. Acesso em: 27 jan. 2022.
OLIVEIRA NETA; A. S.; NASCIMENTO, R. M.; FALCÃO, G. M. B. A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Interações, v.16, n.54, p.25-48, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1102. Acesso em: 27 jan. 2022.
PASSEGGI, M. C. et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, v.39, n.1, p.85-104, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411345. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11345. Acesso em: 27 jan. 2022.
PASSEGGI, M. C. et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: PASSEGGI, M. C. et al. (org.). Pesquisa auto(biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares. Natal: EDUFRN, 2018, p.45-72. [recurso eletrônico].
PASSEGGI, M. C.; NASCIMENTO, G.; RODRIGUES, S. Narrativas de crianças sobre a escola: desafios das análises. Revista Lusófona de Educação, v.40, n.40, p.155-169, 2018. Disponível: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6440. Acesso em: 11 maio 2019.
PASSONE, C. B. G. et al. Síndrome de Prader Willi: o que o pediatra geral deve fazer – uma revisão. Revista Paulista de Pediatria, 2018, v.36, n.03, p.345-352. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/Lqv4sdhKPqc3TjRpghfQKKN/?lang=pt#. Acesso em: 27 jan.2022.
PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia (USP), v.21, n.4, p.741-756, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006. Acesso 04 jul. 2022.
PIZZI, F. C.; FREITAS, A. P. A pesquisa narrativa com crianças com deficiência intelectual: o que as pesquisas com crianças e as crianças têm a nos dizer? Relatório Final de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), 2020, 62p. Curso de Pedagogia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.
QUEIROZ, F. M. M. G.; MELO, M. H. S. Atuação dos professores de atendimento educacional especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do Covid-19. Educação Especial, v.34, p.1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X64174. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64174. Acesso em: 27 jan. 2022.
SARMENTO, T. Narrativas (auto)biográficas de crianças: alguns pontos em análise. In: PASSEGGI, M. C. et al. (org.). Pesquisa auto(biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares. Natal: EDUFRN, 2018, p.123-144.
SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Educação especial e inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16303/209209213524.
Acesso em: 17 dez. 2020.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.
VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Trad. Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2007b.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Trad. Lydia Kuper. Madri: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas IV: psicologia infantil. Trad. Lydia Kuper. Madri: Visor, 1996
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Trad. Julio Guillermo Blank. Madri: Visor, 1997.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.