O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1431Abstract
Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.
Downloads
References
BARBUIO, R. Eu também quero falar! narrativas de alunos com deficiência e com Transtorno do Espectro do Autismo sobre a escola comum e as aulas de educação física. 2021. 166f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2021.
BRASIL. Programa educação inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/programas-e-acoes?id=17434. Acesso em: 11 maio 2019.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação [2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 11 maio 2019.
CAMIZÃO, A. C.; CONDE, P. S.; VICTOR, S. L. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educação e Pesquisa, v.47, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193211. Acesso em: 03 jan. 2022.
CURY, J. et al. O aluno com deficiência e a pandemia. Presidente Prudente: Instituto Fabris Ferreira, 2020. Disponível em: https://www.issup.net/files/2020-07/O%20aluno%20com%20defici%C3%AAncia%20na%20pandemia%20-%20I.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
DAINEZ, D.; SMOLKA, A. L. B. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., São Paulo, v.45, p.1-18, 2019. DOI: /10.1590/S1678-4634201945187853. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Sjfzqqk3cBv47szKzLpdJWD/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 jan. 2022.
FREITAS, A. P.; MONTEIRO, M. I. B.; CAMARGO, E. A. A. Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade. Horizontes, v.33, n.2, p.27-36, 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245. Acesso em: 27 jan. 2022.
FREITAS, A. P.; PINTO, G. U.; MONTEIRO, M. I. B. Elaboração conceitual de alunos com deficiência intelectual: possibilidades em contextos formativos. Práxis Educacional, v.15, n.31, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4684.
Acesso em: 15 nov. 2021.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Caderno Cedes, n.50, p.9-25, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3HgqZgZCCZHZD85MvqSNWtn/?lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.
MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v.34, n.93, p.175-190, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y6cVwLpJLsgwsYvzSVhFLQg/abstract/?lang=pt#:~:text=As%20an%C3%A1lises%20apontam%2C%20a%20despeito,com%20ampla%20defasagem%20idade%2Fs%C3%A9rie. Acesso em: 27 jan. 2022.
OLIVEIRA NETA; A. S.; NASCIMENTO, R. M.; FALCÃO, G. M. B. A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Interações, v.16, n.54, p.25-48, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1102. Acesso em: 27 jan. 2022.
PASSEGGI, M. C. et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, v.39, n.1, p.85-104, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411345. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11345. Acesso em: 27 jan. 2022.
PASSEGGI, M. C. et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: PASSEGGI, M. C. et al. (org.). Pesquisa auto(biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares. Natal: EDUFRN, 2018, p.45-72. [recurso eletrônico].
PASSEGGI, M. C.; NASCIMENTO, G.; RODRIGUES, S. Narrativas de crianças sobre a escola: desafios das análises. Revista Lusófona de Educação, v.40, n.40, p.155-169, 2018. Disponível: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6440. Acesso em: 11 maio 2019.
PASSONE, C. B. G. et al. Síndrome de Prader Willi: o que o pediatra geral deve fazer – uma revisão. Revista Paulista de Pediatria, 2018, v.36, n.03, p.345-352. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/Lqv4sdhKPqc3TjRpghfQKKN/?lang=pt#. Acesso em: 27 jan.2022.
PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia (USP), v.21, n.4, p.741-756, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006. Acesso 04 jul. 2022.
PIZZI, F. C.; FREITAS, A. P. A pesquisa narrativa com crianças com deficiência intelectual: o que as pesquisas com crianças e as crianças têm a nos dizer? Relatório Final de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), 2020, 62p. Curso de Pedagogia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.
QUEIROZ, F. M. M. G.; MELO, M. H. S. Atuação dos professores de atendimento educacional especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do Covid-19. Educação Especial, v.34, p.1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X64174. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64174. Acesso em: 27 jan. 2022.
SARMENTO, T. Narrativas (auto)biográficas de crianças: alguns pontos em análise. In: PASSEGGI, M. C. et al. (org.). Pesquisa auto(biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares. Natal: EDUFRN, 2018, p.123-144.
SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Educação especial e inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16303/209209213524.
Acesso em: 17 dez. 2020.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.
VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Trad. Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue, 2007b.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Trad. Lydia Kuper. Madri: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas IV: psicologia infantil. Trad. Lydia Kuper. Madri: Visor, 1996
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Trad. Julio Guillermo Blank. Madri: Visor, 1997.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.