A relação entre educação e as TIC na concepção dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1685Palavras-chave:
Assessor Pedagógico, Educação, CEMEAM, EPMTResumo
Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, analisa as concepções dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT). Os participantes foram sete assessores pedagógicos do CEMEAM, que auxiliam no planejamento e execução das aulas no EPMT. Utiliza-se pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que esses profissionais apresentam concepções de cunho otimista e solucionista acerca da relação entre a educação e as TIC.
Palavras-chave: Assessor Pedagógico. Educação. CEMEAM. EPMT.
Downloads
Referências
ABBOUD, G. M. A. Concepções de professores de Geografia sobre educação e tecnologia: aderência ao discurso hegemônico? 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2020.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino. Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Projeto Pedagógico do Centro de Mídias de Educação do Amazonas: ensino presencial com mediação tecnológica. Manaus: CEMEAM/SEDUC, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Brasília, DF, MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 1 maio 2024.
CASTELLS, M. A sociedade em redes. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
CONCEIÇÃO, D. L. da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba, v. 20, n. 24, p. 213-225, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.357.
DUSEK, V. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Professora sim, tia não. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da educação. Campinas: Papirus, 2012.
KOGA, Y. M. N.; GUINDANI, E. R. Educação e neoliberalismo: interferências numa relação tirânica. Revista Simbiótica, Espírito Santo, v. 4, n. 2, p. 87-103, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i2.19615.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MARQUES, S. E. C. Educação e tecnologia com referencial em Paulo Freire: uma relação (in) comum. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2020.
MELLO, C. A. B. de. Desafios no trabalho da assessoria pedagógica do ensino médio presencial com mediação tecnológica. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
MIKI, P. da S. R.; BARBOSA, W. de A. Metodologia da pesquisa. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2007.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2012.
MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: TREVISANI, F. de M.; NETO, A. T.; BACICH, L. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.
NASCIMENTO, C. G. Programa ensino médio presencial com mediação tecnológica: tempos e espaços escolares em transformação. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2018.
NEGOSEKI, C. M. C. O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor. 2018. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
PISCHETOLA, M.; MARAFON, G.; DUARTE, R.; CARVALHO, C.; CAMPOS, G. H. B. de; BANNEL, R. I. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2016.
PROCÓPIO, E. R. Tecnologias e formação de professores: implicações da educação a distância. Curitiba: Appris, 2017.
RENTE-NETO, F..; FURTADO, L. G. A ribeirindade amazônica: algumas reflexões. Revista Cadernos de Campo, São Paulo, v. 24, n. 24, p. 158-182, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v24i24p158-182.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTAELLA, L. Temas e dilemas do pós-digital. São Paulo: Paulus, 2016.
SANTOS, L. Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 244-256, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013
SELWYN, N. O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”? Tradução: Giselle M. S. Ferreira. [S. l.: s. n.], 2016.
SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: KADRI, M. S. El.; ROCHA, C. H.; WINDLE, J. A. (org.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas: Pontes Editora, 2017. p. 15-40.
SILVA, J. S. et. al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, nov.2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-177
SILVA, M. O. da; CARVALHO, R. S. de. A entrevista como possibilidade dialógica na produção de dados em uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas de professores. In: SANTOS, A.B et al. (org.). Fontes, métodos e abordagens nas ciências humanas: paradigmas e perspectivas contemporâneas. Pelotas: BasiBooks, 2019. p. 520-529.
SILVA, T. A. A. da; SANTANA, A. da C. M.; CARDOSO, M. C. A formação de professores e a teoria crítica: entre o mercado e a emancipação humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2003-2016, dez.2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12924
SILVEIRA, I. F.; CALEJON, L. M. C. Os desafios da educação escolar na contemporaneidade: tecnologias da informação e comunicação na educação escolar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 130-143, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.2254
SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 19-41, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
SOLART, E. M. M. A utilização de recursos tecnológicos em aulas de biologia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas: um estudo a partir de perspectivas de professores que atuam no ensino médio. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2018.
SOUZA, A. C. R.; RODRIGUES, M. C. O.; MONTEIRO, W. C. M. O protagonismo do Centro de Mídias do Amazonas nas Inovações em práticas e metodologias de educação em lugares remotos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 15., 2021, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: UFS, 2021. p. 1-17.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
WYSE, A. T. de S.; HAYME, L. A. Análise da evolução da tecnologia: uma contribuição para o ensino de ciência e tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Curitiba, v. 11, n.3, p. 37-64. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n3.5947
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valentina Justina Oliveira Tobias da Silva, Ana Valéria de Figueiredo da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.