A relação entre educação e as TIC na concepção dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1685

Palavras-chave:

Assessor Pedagógico, Educação, CEMEAM, EPMT

Resumo

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, analisa as concepções dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT). Os participantes foram sete assessores pedagógicos do CEMEAM, que auxiliam no planejamento e execução das aulas no EPMT. Utiliza-se pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que esses profissionais apresentam concepções de cunho otimista e solucionista acerca da relação entre a educação e as TIC.

Palavras-chave: Assessor Pedagógico. Educação. CEMEAM. EPMT.

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Biografia do Autor

Valentina Justina Oliveira Tobias da Silva, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Mestre em Educação (UNESA) . Docente na SEDUC-AM e  no Centro de Mídias de Educação no Amazonas que é um departamento da SEDUC-AM.

 

Ana Valéria de Figueiredo da Costa, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio). Professora Adjunta da UERJ no Instituto de Artes, Licenciatura em Artes Visuais e PPGARTES UERJ. Professora Titular II na UNESA, Licenciaturas e PPGE UNESA. Líder de Pesquisa dos Grupos PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ) e GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). 

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Silva, V., & de Figueiredo da Costa, A. V. . (2024). A relação entre educação e as TIC na concepção dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Horizontes, 42(1), e023112. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1685