Os conhecimentos docentes relacionados à Combinatória em um processo formativo com professoras de quarto e/ou quinto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1769Palavras-chave:
Conhecimentos combinatórios, Formação de professores, Matemática, Anos iniciais, Teoria dos Campos ConceituaisResumo
O artigo debate sobre o desenvolvimento de conhecimentos docentes relacionado a situações combinatórias, invariantes e representações simbólicas por meio de Processo Formativo (PF) com professoras que ensinam Matemática em turmas de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que se iniciou com entrevistas semiestruturadas visando a identificar o perfil das participantes e continuou com um PF em três encontros. Neste texto, o foco está no terceiro encontro, no qual as professoras refletiram sobre estratégias para abordar a Combinatória em sala de aula. Os dados indicam que as participantes da pesquisa ampliaram compreensões na identificação das relações e propriedades nas situações combinatórias, aprimorando o conhecimento ao longo do PF.
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