Educação Popular a partir dos óculos da classe trabalhadora:

a educação dos de baixo – e com eles – na perspectiva do educador popular Alder Júlio Ferreira Calado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1839

Palavras-chave:

Educação Popular, Inacabamento, Formação Omnilateral, Classe Trabalhadora, Mística

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar a compreensão que o Educador Alder Júlio Ferreira Calado organizou sobre Educação Popular. Caracteriza-se como um estudo teórico de caráter reflexivo, embasado em vivências subjetivas do Educador Popular Alder Júlio Ferreira Calado bem como em referências bibliográficas que fundamentam sua compreensão sobre Educação Popular. Observa-se, portanto, a necessária e utópica sociabilidade alternativa, em que todos e todas voltem ao pensamento originário que foi esquecido, cuja lembrança a Educação Popular tem o dever de fazer acontecer por meio da memória histórica daqueles e daquelas que tombaram na caminhada por um mundo mais igual, fraterno e livre.

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Biografia do Autor

Alexandre Soares de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular (GPEP/UFPB). 

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP . Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.  

Referências

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Publicado

04-11-2024

Como Citar

Sousa, A. S. de ., & Silva, S. B. da. (2024). Educação Popular a partir dos óculos da classe trabalhadora: : a educação dos de baixo – e com eles – na perspectiva do educador popular Alder Júlio Ferreira Calado. Horizontes, 42(1), e023137. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1839