Representações sociais de Ciência por professores de Ciências da Natureza de um colégio da rede federal de ensino
reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1852Palavras-chave:
Representações Sociais, Ciências, Ciências da Natureza, Ensino Médio, ProfessoresResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as representações sociais de Ciência elaboradas por professores de Ciências da Natureza, do Ensino Médio, em uma Instituição da rede federal de ensino brasileira. O referencial teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais e como ela contribui para o entendimento da educação em ciências e para a formação docente na área de Ciências Naturais. Para a coleta dos dados utilizaram-se a versão simplificada do teste de alfabetização científica básica, com 45 questões fechadas; e as entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas a 31 sujeitos, numa amostragem por adesão. O material recebeu tratamento estatístico com o software IraMuTeQ e a interpretação se deu por análise de conteúdo. De acordo com os professores, a Ciência é praticada por meio de experimentos, com resultados previamente conhecidos. Foi ressaltada a necessidade de ultrapassar essa visão, por meio de projetos interdisciplinares investigativos, como forma de desenvolver a alfabetização científica.
Downloads
Referências
ALLAIN, J. M.; NASCIMENTO-SCHULZE, C. M.; CAMARGO, B. V. As representações sociais de transgênicos nos jornais brasileiros. Estudos de Psicologia, v. 14, n. 1, p. 21-30, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2009000100004
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da Educação Básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8582
ANJOS, M. S.; CARBO, L. Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 35-57, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.9329
ANTUNES JÚNIOR, E.; CAVALCANTI, C. J. de H.; OSTERMANN, F. A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1339-1363, 2021.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3.ª impressão da 1.ª edição. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAUER, M. A popularização da Ciência como “imunização cultural”: a função de resistência das Representações Sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). Textos em Representações Sociais. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013; 4.a reimpressão, 2020. p. 183-207.
CACHAPUZ, A. F.; NETO, A. S.; SILVA, A. C. Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, p. 146-163, 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377
CANTANHEDE, S. C. S.; RIZZATTI, I. M.; CANTANHEDE, L. B. Panorama do ensino de química sob a perspectiva CTSA no cenário brasileiro: uma análise qualitativa a partir do software IRAMUTEQ. Revista CTS, número especial, p. 272-302, dez.2022.
CHAMON, E. M. Q. O.; SANTANA, L. M. Representação social, Ciência e educação no século XXI – para onde vamos? In: ROSO, Adriane et al. (org.). Mundos sem fronteiras. Representações sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: ABRAPSO, 2021.
ESPÍNDOLA, E. B. M.; MAIA, L. S. L. As representações profissionais e suas especificidades teóricas: uma ferramenta de análise das práticas profissionais. Estudos de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 139-147, 2021. DOI: https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210014
FERREIRA, K. I. N. O professor pesquisador na Educação Básica: Sonho ou realidade? Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2017.
FIGUEIREDO, M. Reflexões sobre a comunicação da Ciência para o público leigo. In: CHATES, Tatiane (org.). A Ciência no Brasil contemporâneo: os desafios da popularização científica. Jundiaí – SP: Paco Editorial, p. 55-72, 2021.
GUARESCHI, P. Psicologia e pós-verdade. In: GUARESCHI, P.; AMON, D.; GUERRA, A.(orgs.). Psicologia, comunicação e pós-verdade. Porto Alegre: ABRAPSO, p. 167-199, 2019.
HOYNINGEN-HUENE, P. Systematicity. The nature of science. New York: Oxford University Press, 2013.
JESUÍNO, J. C. Linking Science to common sense. Journal of the Theory of Social Behaviour, v. 38, n. 4, p. 393-409, 2008a.
JESUÍNO, J. C. Filosofia e Representação Social. In: NASCIMENTO-SCHULZE, C. M.; JESUÍNO, J. C.a (orgs.). Representações Sociais, Ciência e Tecnologia. Lisboa: Instituto Piaget, p. 43-66, 2008b.
JESUÍNO, J. C. Moscovici entre Kuhn e Popper. In: NASCIMENTO, A. R. A.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F.; ANTUNES-ROCHA, M. I. (orgs.). Representações sociais, identidade e preconceito: estudos de psicologia social. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Ed.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, p. 17-44, 2001.
JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EPU), 1987.
LAC, M.; MIAS, C.; LABBÉ, S.; BATAILLE, M. Representações profissionais e envolvimento profissional como modelos de inteligibilidade dos processos de profissionalização. Journals Open Edition, v. 24, p. 133-145, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/dse/960. Acesso em: 13 jul. 2023.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti; revisão de tradução de Jesus de Paula Assis. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Construction of a paper-and-pencil test of basic scientific literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, p. 331-359, 1996.
MARKOVÁ, I. Senso comum nas Ciências Humanas e sociais. In: MARKOVÁ, I. Mente dialógica – senso comum e ética. Curitiba: Champagnat, 2-18, p. 93-120, 2018.
MAZZOTTI, T. B. Ensino de conceitos científicos ou de suas representações sociais. In: CHAMON, E. M. Q. O.; GUARESCHI, P. A.; CAMPOS, P. H. F. Textos e debates em representações sociais. Porto Alegre, ABRAPSO, 2014.
MENDONÇA, P. C. C. De que conhecimento sobre Natureza da Ciência estamos falando? Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20003, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200003
MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n.2, p. 29-48, 1983.
MORAIS, J. K. C.; HENRIQUE, A. L. S. Formação de professores de Biologia para o Ensino Médio Integrado. In: COLÓQUIO NACIONAL E I COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 4, Anais [...]. Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, 2017. Disponível em https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A11.pdf Acesso em: maio 2023.
MOSCOVICI, S. Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, v. 18, n. 3, p. 211–250, 1988. DOI: https://doi.org/10.1002/ejsp.2420180303
MOSCOVICI, S. A invenção da sociedade: Sociologia e Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 11. ed, 2015, 4.a reimpressão, 2019.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Social Representation of the Universe – A Study with Doctors in Human and Natural Sciences. Papers on Social Representations, n. 8, p. 5.1-5.13, 1999.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Um estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses. Psicologia Teoria e Prática, v. 8, n. 1, p. 95-106, 2006.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Science and Society: to indicate, to motivate or to persuade? Diogenes, v. 55, n. 1, p. 133-142, 2008.
PIASER, A.; RATINAUD, P. Editorial - Pensée sociale, pensée professionnelle: une approche singulière en Sciences de l'Education. In: Les dossiers des sciences de l'éducation, n. 23, p. 7-14, 2010.
PINTO, J. A. F.; SILVA, C. C. Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210056
PIRES, E. A. C.; COSTA, E. P. S.; MOREIRA, A. L. O. R. Abordagem CTS no ensino de Ciências: o que dizem as publicações acadêmicas sobre a formação inicial docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 2, p. 176-196, 2022. Disponível em https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2774 Acesso em: 17 jul. 2023.
RATINAUD, P.; LAC, M. Understanding professionalization as a representational process. In: CHAIB, M.; DANERMARK, B.; SELANDER, S. (edit.). Education, professionalization, and social representations: on the transformation of social knowledge. 1. ed. New York: Routledge, 2011.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
SEVERINO, A. J. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121-132, 2007.
SILVA, W. R.; CORDEIRO, M. R.; FARAH, B. F.; MORAES, C. W. R.; SOUSA, D. L.; SILVA, L. L. S.; MENDES, V. C. B. B. Ciência nas licenciaturas? Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 22, p. 83-108, 2018.
SILVA, W. D. A.; CARNEIRO, C. C. S. Formação de professores de química no Brasil: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 8, n. 25, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.21920/ recei72022825263276
SORDILLO, C. M. O. Nível de alfabetização científica e Representações Sociais de Ciência para alunos e professores do Ensino Médio em duas escolas públicas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2023.
SOUSA, C. P.; ACOSTA, S. L. F. Descrição de uma estratégia de composição de instrumentos de pesquisa em representações sociais. Revista de Educação Pública, Cuiabá: Ed. UFMT, v. 14, n.26, p. 23-43, 2005.
SOUSA, C. P.; NOVAES, A. Intercambios entre la Educación y la Teoria de las Representaciones Sociales en Brasil. Psic. da Ed. [online], São Paulo, n. 55, p. 119-128, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p119-128 Acesso em: 23 out. 2023.
VILELA, M. L.; SELLES, S. E. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999. Acesso em: 17 jul. 2023.
VIZZOTTO, P. A.; DEL PINO, J. C. O uso do teste de alfabetização científica básica no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-24, 2020.
VIZZOTTO, P. A.; MACKEDANZ, L. F. Teste de Alfabetização Científica Básica: processo de redução e validação do instrumento na língua portuguesa. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251
WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO, B. V. Representações Sociais, Representações Individuais e Comportamento. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, v. 41, n. 3, p. 379-390, 2007.
WAGNER, W. Sócio-gênese e características das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; Oliveira, D. C. (Eds.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 3-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.