Representações sociais de Ciência por professores de Ciências da Natureza de um colégio da rede federal de ensino

reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1852

Palavras-chave:

Representações Sociais, Ciências, Ciências da Natureza, Ensino Médio, Professores

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as representações sociais de Ciência elaboradas por professores de Ciências da Natureza, do Ensino Médio, em uma Instituição da rede federal de ensino brasileira. O referencial teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais e como ela contribui para o entendimento da educação em ciências e para a formação docente na área de Ciências Naturais. Para a coleta dos dados utilizaram-se a versão simplificada do teste de alfabetização científica básica, com 45 questões fechadas; e as entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas a 31 sujeitos, numa amostragem por adesão. O material recebeu tratamento estatístico com o software IraMuTeQ e a interpretação se deu por análise de conteúdo. De acordo com os professores, a Ciência é praticada por meio de experimentos, com resultados previamente conhecidos. Foi ressaltada a necessidade de ultrapassar essa visão, por meio de projetos interdisciplinares investigativos, como forma de desenvolver a alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá - UNESA /Colégio Pedro II

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora do Colégio Pedro II-RJ. 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail). Professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. 

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

Sordillo, C. M. de O., & Chamon, E. M. Q. de O. . (2024). Representações sociais de Ciência por professores de Ciências da Natureza de um colégio da rede federal de ensino: reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na Educação Básica. Horizontes, 42(1), e023150. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1852