Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.709Resumo
A perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.