Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1124Abstract
O artigo analisa o discurso dos livros didáticos de Sociologia acerca das desigualdades sociais. A investigação se deu à luz da Análise do Discurso pecheutiana, em sintonia com as contribuições teóricas de Georg Lukács acerca da ideologia. Ao longo do texto, demonstra-se que os livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 materializam um discurso de caracterização das desigualdades sociais como relações de privilégio, explorando sua origem, seus fundamentos e suas configurações sócio-históricas. Por fim, conclui-se que o discurso sobre as desigualdades sociais materializado nos livros didáticos de Sociologia oferece aos jovens estudantes brasileiros uma importante ferramenta para os embates teóricos e práticos da vida cotidiana.
Downloads
References
ARAÚJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2013.
BOMENY, H. et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.
CAVALCANTE, M. S. A. O. Qualidade e cidadania nas reformas da educação brasileira: o simulacro de um discurso modernizador. Maceió: Edufal, 2007.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EduFSCar, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MACHADO, I. J. R.; AMORIM, H.; BARROS, C. R. Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013.
OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007.
PANIAGO, M. L. “Livro” didático: a simplificação e a vulgarização do conhecimento. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD. Relatório do desenvolvimento humano 2019: além do rendimento, além das médias, além do presente: as desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. Lisboa: Camões/Instituto da Cooperação e da Língua, 2019.
SILVA, A. et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.
TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
ZANDWAIS, A. Reconfigurando a noção de formação discursiva: deslocamentos produzidos a partir de um contraponto. Leitura, Maceió, n.50, p.41-59, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/download/1148/783. Acesso em: 21 jul. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.