Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1124

Resumo

O artigo analisa o discurso dos livros didáticos de Sociologia acerca das desigualdades sociais. A investigação se deu à luz da Análise do Discurso pecheutiana, em sintonia com as contribuições teóricas de Georg Lukács acerca da ideologia. Ao longo do texto, demonstra-se que os livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 materializam um discurso de caracterização das desigualdades sociais como relações de privilégio, explorando sua origem, seus fundamentos e suas configurações sócio-históricas. Por fim, conclui-se que o discurso sobre as desigualdades sociais materializado nos livros didáticos de Sociologia oferece aos jovens estudantes brasileiros uma importante ferramenta para os embates teóricos e práticos da vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – Uneal (2011) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal, 2017). É Mestre (2016) e Doutor (2020) em Educação pela Ufal e professor de ensino fundamental na rede pública municipal de São José da Tapera".   

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Publicado

22-11-2021

Como Citar

Melo, V. (2021). Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais. Horizontes, 39(1), e021059. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1124