Impactos do isolamento social nas crianças em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1422Abstract
A pandemia de Coronavírus trouxe diversas alterações, decorrentes do isolamento social, nas dinâmicas relacionais tanto no contexto familiar como no educacional. A partir dessas questões, este trabalho apresenta como objetivo identificar possíveis impactos nas crianças em idade escolar causados pelo confinamento social imposto pela pandemia. Como metodologia utilizou-se questionário online aplicado aos pais ou responsáveis pelas crianças, com uso do Google Forms. As análises sustentam-se na teoria histórico-cultural proposta por Vigotski. Concluiu-se que crianças em idade escolar desenvolveram alterações emocionais e comportamentais devidas a alterações na rotina e no comportamento de familiares.
Downloads
References
ALVES, P. P.; MANCEBO, D. Tecnologias e subjetividade na contemporaneidade. Estudos de Psicologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 45-52, 2006.
ARAÚJO, E. S. A atividade do brincar e o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 13, n. 2, p. 40-49, jul./dez. 2006.
ASBAHR, F. S. F.; NASCIMENTO, C. P. Criança não é manga, não amadurece: conceito de maturação na Teoria Histórico-Cultural. Psicologia Ciência e Profissão, Bauru, v. 33, n. 2, p. 414-427, 2013.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias – uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed.São Paulo: Saraiva, 1999.
COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO CIÊNCIA PELA INF NCIA. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. 2020. Ebook. Disponível em: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf Acesso em: 8 ago. 2020.
FARO, A. et al. Covid-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 37, e200074, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
LAPLANE, A. L. F.; BOTEGA, M. B. S. A mediação da cultura no desenvolvimento infantil: televisão e alimentação na vida cotidiana das famílias. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões do desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia Covid-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200089, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
LOBO, M. Estresse e ansiedade. Brasil: Central Gospel, 2020. EBook.
LUCCI, M. A. A proposta de Vygotsky: a psicologia sócio-histórica. Revista de currículum y formación del profesorado, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-11, 2006.
MARTINS, A. D. F. Processos de significação e o aluno autista. 2013. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, 2013.
MATOS et al. Eventos estressores na família e indicativos de problemas de saúde mental em crianças com idade escolar. Ciência & Saúde Coletiva, Pelotas, v. 20, n. 7, p. 2157-2163, 2015.
MORAES, M.; SILVA, C. M. Tecnologia e subjetividade: intimidade mediada por computadores. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 12, n. 19, p. 44-53, jun. 2006.
PASSOS, M. F. D. (coord.) Atualização em saúde mental e atenção psicossocial em situações de pandemia Covid-19. Brasília: Escola de Governo Fiocruz Brasília, 2020.
(Curso na Modalidade à Distância).
REGO, Teresa C. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SANTOS, A. J. et al. O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Lisboa, v. 28, n. 1, p. 186-193, 2015.
SETTON, M. G. J. Família, Escola e Mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan./jun. 2002.
VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZWIELEWSKI et al. Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela Covid-19. Debates em Psiquiatria, São Paulo, ano 10, n. 2, abr./jun. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Alessandra Dilair Formagio Martins, Juliana Bergantin Gessoli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.