Impactos do isolamento social nas crianças em idade escolar

Autores

  • Alessandra Dilair Formagio Martins Ceunsp - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Juliana Bergantin Gessoli Ceunsp - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio https://orcid.org/0000-0002-5299-9798

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1422

Resumo

A pandemia de Coronavírus trouxe diversas alterações, decorrentes do isolamento social, nas dinâmicas relacionais tanto no contexto familiar como no educacional. A partir dessas questões, este trabalho apresenta como objetivo identificar possíveis impactos nas crianças em idade escolar causados pelo confinamento social imposto pela pandemia. Como metodologia utilizou-se questionário online aplicado aos pais ou responsáveis pelas crianças, com uso do Google Forms. As análises sustentam-se na teoria histórico-cultural proposta por Vigotski. Concluiu-se que crianças em idade escolar desenvolveram alterações emocionais e comportamentais devidas a alterações na rotina e no comportamento de familiares.

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Biografia do Autor

Alessandra Dilair Formagio Martins, Ceunsp - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Doutora e mestre em Educação, Psicóloga, Docente do curso de Psicologia do CEUNSP- Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio

Juliana Bergantin Gessoli, Ceunsp - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

Martins, A. D. F. ., & Gessoli, J. B. . (2022). Impactos do isolamento social nas crianças em idade escolar. Horizontes, 40(1), e022077. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1422

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência