Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1458

Resumo

O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os desafios encontrados na formação docente, durante o período de ensino remoto, a partir das percepções de licenciandos(as) com deficiência do curso de Educação Física da UFRJ. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, entrevistou oito licenciandos(as) com deficiência. Constatou-se que, na pandemia, as desigualdades foram intensificadas, e estes discentes apontaram barreiras metodológicas, comunicacionais e atitudinais significativas e muitas vezes não tiveram suas individualidades consideradas, principalmente dentro de um contexto tão específico como o da pandemia.

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Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta 4 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

Maria Luíza Mendes Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ

Karine Melo Aquino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Fonseca, M. P. de S. da ., Santos, M. L. M. ., & Oliveira, . K. M. A. de . (2022). Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência. Horizontes, 40(1), e022070. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1458

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência