A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749

Abstract

O presente estudo foi desenvolvido no sentido de compreender o olhar de docentes de diferentes formações que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo entrevistados cinco professores que atuam em escolas públicas de um município no interior da Bahia.  Partiu-se da ideia de que a avaliação da aprendizagem é desafiadora em qualquer contexto ou nível de ensino. Os resultados demonstraram que os docentes possuíam conhecimento da importância de avaliar os estudantes de forma processual, acompanhando seus alunos contínua e constantemente, embora tenham mencionado a necessidade de articular essa perspectiva com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles revelaram a busca da conciliação entre os pressupostos teóricos educacionais e as avaliações externas.

Palavras-chave: Anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação educacional. Sistema de avaliação da educação básica. Educação matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Layla Raquel Barbosa Lino, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no PPGECIM-ULBRA. Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, graduação em matematica pela Universidade do Estado da Bahia, especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras pelo Instituto de Educação Superior Unyahna e especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Santo Antônio. É Professora substituta de matemática da Universidade do Estado da Bahia. 

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Mixed Methods International Research Association (MMIRA) desde 2015.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6704-rceb004-10-1&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de avaliação da educação básica: documentos de referência. Versão preliminar. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Aceso em: 01 out. 2023.

BURIASCO, R. L. C. de. Algumas Considerações Sobre Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 22, p. 155-177, jul./dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02220002221

COSTA, I. L. As concepções e práticas avaliativas em Matemática de um grupo de professores do 5º ano do Ensino Fundamental e suas relações com a Prova Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/20503. Acesso em: 10 dez. 2023.

DAL-FARRA, R. A. Teacher Education in Brazil. In: OXFORD Research Encyclopedia of Education. Oxford: Oxford University Press, 2022. Disponível em: https://oxfordre.com/education/display/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-1483;jsessionid=7FD56A70CF25D1FDF26C85D85D3966FE. Acesso em: 1 jun. 2023.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347-372, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae194120082065

FERRAROTTO, L. Percepções e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296898925.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.

FERRAROTTO, L.; RODRIGUES, J. D. Z. A OCDE e os sistemas de avaliações externas: exemplos e recomendações ao Brasil. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 41, p. 169-188, 2023. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54679

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 240-270.

HOFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

LIMA, P. V. P. de; VIEIRA, L. B.; ORTIGÃO, M. I. R. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. Tangram: Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 3, n. 2, p. 3-26, jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12122

MAINARDES, J. Avaliação da aprendizagem na Alfabetização. In: CRUZ, M do C. S. C.; BORBA, R. E. de S. R. Ciclo de palestras. Recife: UFPE, 2016. v. 1. p. 109-125. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309311489_Avaliacao_da_aprendizagem_na_Alfabetizacao. Acesso em: 1 set. 2022.

OCDE. Programme for International Student Assessment. Results for Pisa 2018. [S. l.]: OCDE, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

ORTIGÃO, M. I. R. Avaliação diagnóstica em Matemática no ciclo de alfabetização. In: CRUZ, M do C. S. C.; BORBA, R. E. de S. R. Ciclo de palestras. Recife: UFPE, 2016. v. 1. p. 92-108. Disponível em: https://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/182.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023.

OXFORD LEARNER´S DICTIONAIRES. Oxford, 2022. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/. Acesso em: 03 mar. 2022.

PINTO, J.; SILVA, J. C. E.; BIXIRÃO NETO, T. Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativa. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 4, p. 837-853, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160040002

SANTOS, L. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In: MENEZES, L. et al. (Org.). Avaliação em matemática: problemas e desafios. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2008. p. 11-35. Disponível em: https://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/avaliacao_files/MA_livro_Aval..pdf. Acesso em: 08 fev. 2024.

SANTOS, L. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 92, p. 637-669, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006

TOFFOLI, S. F. L. Análise da qualidade de uma prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945187128

TREVISAN, A. L.; AMARAL, R. G. do. A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020011

VALENTE, W. R. Apontamentos para uma História da Avaliação Escolar em Matemática. In: VALENTE. W. R. (org.). Avaliação em Matemática: história e perspectivas atuais. Campinas: Papirus, 2008. p. 11-38. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 1-21, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a01

VISEU, F.; MENEZES, L.; FERNANDES, J. A.; GOMES, A.; MARTINS, P. M. Conceções de Professores do Ensino Básico sobre a Prova Matemática: influência da experiência profissional. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 430-453, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a21

Published

2024-06-02

How to Cite

Lino, L. R. B., & Dal-Farra, R. A. (2024). A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro. Horizontes, 42(1), e023079. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749

Issue

Section

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas