A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no sentido de compreender o olhar de docentes de diferentes formações que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo entrevistados cinco professores que atuam em escolas públicas de um município no interior da Bahia.  Partiu-se da ideia de que a avaliação da aprendizagem é desafiadora em qualquer contexto ou nível de ensino. Os resultados demonstraram que os docentes possuíam conhecimento da importância de avaliar os estudantes de forma processual, acompanhando seus alunos contínua e constantemente, embora tenham mencionado a necessidade de articular essa perspectiva com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles revelaram a busca da conciliação entre os pressupostos teóricos educacionais e as avaliações externas.

Palavras-chave: Anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação educacional. Sistema de avaliação da educação básica. Educação matemática.

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Biografia do Autor

Layla Raquel Barbosa Lino, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no PPGECIM-ULBRA. Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, graduação em matematica pela Universidade do Estado da Bahia, especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras pelo Instituto de Educação Superior Unyahna e especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Santo Antônio. É Professora substituta de matemática da Universidade do Estado da Bahia. 

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Mixed Methods International Research Association (MMIRA) desde 2015.

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Publicado

02-06-2024

Como Citar

Lino, L. R. B., & Dal-Farra, R. A. (2024). A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro. Horizontes, 42(1), e023079. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas