A construção da Base Nacional Comum Curricular na mídia: que atores e posições foram veiculados pelo jornal Folha de São Paulo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.577

Resumo

 Este artigo visa identificar os atores e temas em debate em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no jornal Folha de São Paulo. Para isso, examinamos as matérias sobre a BNCC publicadas na edição online do jornal entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015, período chave na elaboração da BNCC. Este enfoque de pesquisa se justifica uma vez que a divulgação de ideias na mídia é fundamental para a discussão e aceitação de políticas públicas (SEIBEL, 2013). Os resultados mostraram um ator dominante, as fundações e ONGs empresariais, que usaram o espaço no jornal para manifestar seu apoio à BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricila fatima Stankevecz

Sou pedagoga formada pela UFPR, estudante  de Especialização em Políticas Educacionais pela UFPR.

Currículo Lattes:  CV http://lattes.cnpq.br/2725863527644463

Noela Invernizzi Castillo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Associada do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná. Formada em Antropologia (Universidade da República, Uruguai), com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica (Universidade Estadual de Campinas). Fez estágio de pós-doutorado no Center for Science, Policy and Outcomes, Universidade de Columbia, EUA. Foi professora do Programa em Estudos do Desenvolvimento da Universidade Autônoma de Zacatecas, México; pesquisadora visitante no Center for Science, Policy and Outcomes, EUA; e Fellow no Science, Technology and Innovation Program do Woodrow Wilson International Center for Scholars, EUA. Principais áreas de pesquisa: novas tecnologias e trabalho; política de ciência, tecnologia e inovação; implicações sociais das tecnologias emergentes. Integrou o Comitê Consultivo de Nanotecnologia do MCTI. Co-coordenadora da Rede Latino-Americana Nanotecnologia e Sociedade. Integra o Council da Society for the Social Studies of Science (2017-2020).

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/1796651920588030

Downloads

Publicado

30-04-2018

Como Citar

Stankevecz, P. fatima, & Castillo, N. I. (2018). A construção da Base Nacional Comum Curricular na mídia: que atores e posições foram veiculados pelo jornal Folha de São Paulo?. Horizontes, 36(1), 31–48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.577