Crianças, adolescentes, jovens e adultos e a resolução de situações combinatórias

Authors

  • Rute Borba Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE.
  • Cristiane Pessoa Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE.
  • Fernanda Barreto Prefeitura da Cidade do Recife – Recife/PE
  • Rita Lima Prefeitura da Cidade do Recife – Recife/PE

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.726

Abstract

Participaram da pesquisa 718 estudantes em escolaridade regular (crianças e adolescentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (dos anos iniciais ao Ensino Médio e de um curso profissionalizante) que resolveram duas de cada situação (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). A escolarização teve efeito significativo, relacionada a maiores índices de sistematização nas soluções, embora procedimentos similares tenham sido observados entre os que não haviam participado de instrução em Combinatória e entre os que já haviam aprendido esse conteúdo. A listagem de possibilidades foi o procedimento mais utilizado. Produtos cartesianos eram mais facilmente compreendidos e arranjos, combinações e permutações eram mais difíceis, em especial para os jovens e adultos em início de escolarização. Os resultados sugerem a necessidade de um ensino com variedade de situações, significados, relações e representações simbólicas, de modo a favorecer um amplo desenvolvimento do raciocínio combinatório.

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Published

2014-02-09

How to Cite

Borba, R., Pessoa, C., Barreto, F., & Lima, R. (2014). Crianças, adolescentes, jovens e adultos e a resolução de situações combinatórias. Horizontes, 31(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.726