A(s) infância(s) e as questões éticas e epistemológicas na pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1654

Resumo

Este artigo é fruto de estudos e debates realizados por pesquisadores e pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (Gifordic) acerca de questões éticas e epistemológicas presentes na pesquisa com crianças. O texto busca problematizá-las diante dos procedimentos teóricos e metodológicos adotados em investigações realizadas pelo Gifordic no campo da Educação Infantil, discutindo trabalhos que abordam o direito à cidade de crianças que vivem e produzem suas educabilidades em periferias urbanas, especialmente na cidade de São Gonçalo/RJ. Pensamos ser necessário aprofundar a concepção da ética nas pesquisas com crianças como uma experiência de conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Maria Tereza Goudard Tavares -Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da UERJ-vinculada oa Departamento de Educação e ao Program ade Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu-UERJ/FFP.  Procientista da FAPERJ desde 2009, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2003) e Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2014). Faz parte do GT de Educação Popular da Anped, já tendo exercido a Coordenação do GT no biênio 2020-2021. Coordena atualmente o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural - (GIFORDIC), dedicando-se aos temas da Educação Popular e infâncias no território;  Direito à cidade; Formação de Professores(as) para a Educação Infantil e Educação Popular  e Movimentos Sociais Urbanos.  

Adrielle Lisboa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação ( UERJ - 2021) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP - 2017) E-mail: driellelisboa@gmai.com.   

Carla Verônica Corrêa Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação (UERJ - 2022) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 1991), com habilitação em Orientação Educacional. E-mail: carlaveronica73726@gmail.com

 

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Goudard Tavares, M. T., Lisboa, A. ., & Corrêa Cardoso, C. V. (2023). A(s) infância(s) e as questões éticas e epistemológicas na pesquisa com crianças. Horizontes, 41(1), e023040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1654

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica