Um estudo de caso sobre as explorações do ChatGPT no desenvolvimento do letramento probabilístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1668

Palavras-chave:

Ensino de Probabilidade, Inteligência Artificial, ChatGPT, Letramento Probabilístico, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular ampliou o espaço da Probabilidade na educação básica brasileira e criou novas oportunidades e novos desafios para os professores, com a introdução da probabilística frequentista e de demandas que requerem a absorção de tecnologias digitais nas aulas de Matemática. No currículo da rede estadual paulista, uma nova componente curricular foi criada no Ensino Médio, na condição de Itinerário Formativo:   Certeza e Incerteza: para que serve a Probabilidade - Tendências e Decisões. Nesse contexto, analisou-se o apoio da Inteligência Artificial, por meio do ChatGPT, nas investigações dos estudantes acerca das situações que envolvem acaso e aleatoriedade. Os resultados apontam para o potencial da Inteligência Artificial para a promoção do letramento probabilístico.

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Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP e pós-doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT).  

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro) em Educação Matemática. Professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa Formação de Professores de Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF.  

 

 

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Atua como pesquisador do Grupo de Trabalho (GT12) - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 

 

 

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

Giordano, C. C., Kistemann Junior, M. A., & Souza, F. dos S. . (2024). Um estudo de caso sobre as explorações do ChatGPT no desenvolvimento do letramento probabilístico. Horizontes, 42(1), e023132. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1668