Educação superior e desigualdade educacional no Brasil

herança elitista em contexto de expansão do acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1688

Palavras-chave:

Educação Superior, Desigualdade educacional, Bem posicional

Resumo

Este estudo analisa os avanços em termos de igualdade na educação superior brasileira. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir do questionário socioeconômico do Enade respondido por amostra de concluintes entre 2009 e 2017. Os investimentos na expansão do acesso ao nível superior de ensino constituem um fenômeno observável em todo o mundo. Nas últimas décadas, o Brasil implementou importantes políticas nesse sentido. Embora a ampliação do acesso seja fundamental para a redução da desigualdade educacional, a conclusão de cursos por estudantes provenientes de grupos sociais historicamente excluídos também é um fator relevante. Conclui-se que mudanças são vistas, mas se está no início de um processo, pois ainda persistem heranças elitistas.

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Biografia do Autor

Julio Bertolin, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação (UFRGS). Consultor de organismos internacionais (Unesco, Pnud, Unrisd) e do Governo Federal (Inep, MEC, Capes) nas áreas de políticas e avaliação da qualidade e equidade da educação superior. 

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Sociologia pela UFRGS. Docente da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora do GEU - Grupo de Estudos sobre Universidade/UPF. 

Fábio Roberto Barão, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestrado em Engenharia  pela Universidade de Passo Fundo.  

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

Bertolin, J., Fioreze, C., & Barão, F. R. (2024). Educação superior e desigualdade educacional no Brasil: herança elitista em contexto de expansão do acesso. Horizontes, 42(1), e023133. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1688