Superação e desigualdade

representações sociais construídas por professores para o aluno de escola pública de Ensino Médio

Autores

  • Lucivania Barbosa Evangelista Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-9524-0319

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1763

Palavras-chave:

Aluno, Ensino Médio, Representações Sociais, Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o núcleo central das representações sociais de aluno de escola pública de Ensino Médio, construídas por seus professores. O referencial teórico adotado é a abordagem estrutural das representações. Desenvolveu-se um estudo on-line com 26 professores de escolas públicas. Utilizou-se, para testar o núcleo central, a técnica de Triagem Hierárquica Sucessiva. Os resultados indicaram representações sociais dos docentes acerca do aluno de escola pública de Ensino Médio centralizadas em superação e desigualdade, pois, para eles, seus alunos vivem em condições de desigualdade e enfrentam outros desafios, mas conseguem superá-los. Sugere-se medidas capazes de equalizar as oportunidades educacionais para as juventudes que frequentam a escola de Ensino Médio.

 Palavras-chave: Aluno. Ensino Médio. Representações Sociais. Professores.

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Biografia do Autor

Lucivania Barbosa Evangelista, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda e Mestre em Educação (PPGEdu-UFPE). Professora substituta no Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE-UFPE). 

 

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.  Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. 

 

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

Evangelista, L. B. ., & Bezerra Machado, L. (2024). Superação e desigualdade: representações sociais construídas por professores para o aluno de escola pública de Ensino Médio. Horizontes, 42(1), e023111. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1763