A inserção curricular da extensão:

experiência no ensino superior em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1766

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência da metodologia ativa Eight como estratégia didático-pedagógica para a inserção curricular da extensão no curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública do centro-oeste do Brasil. Adotou-se o método do relato de experiência, descritivo com abordagem qualitativa. A citada metodologia foi adaptada para o contexto de três disciplinas distintas. Percebeu-se que as disciplinas se tornaram mais dinâmicas; e houve protagonismo do estudante, entregas significativas para as instituições parceiras e produção de artigo científico pelos e graduação. Concluiu-se que a metodologia Eight exige muito do docente, tanto no planejamento quanto no monitoramento das atividades, mas mostrou que tem potencial de facilitar a inserção curricular da extensão.

Palavras-chave: Extensão universitária. Currículo. Metodologias ativas. Saúde Coletiva.

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Biografia do Autor

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciências da Saúde, pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela mesma universidade, especialista em Neuroaprendizagem pelo Centro Universitário de Maringá. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade de Brasília.

Isabella Araújo Alves de Lima, Universidade de Brasília - UnB

Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

Branquinho Oliveira Fragelli, T., & Araújo Alves de Lima, I. (2024). A inserção curricular da extensão:: experiência no ensino superior em saúde. Horizontes, 42(1), e023085. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1766

Edição

Seção

Relato de Experiência