O desempenho dos licenciandos em Biologia, Física, Química e Matemática em itens sobre desigualdade social no Enade 2021, após início da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1770Resumo
Neste artigo, analisou-se a associação entre o nível socioeconômico dos licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química e o desempenho em itens envolvendo o tema da desigualdade social na prova do Enade de 2021. Aventou-se como hipótese que a vulnerabilidade econômica poderia contribuir para uma compreensão privilegiada dos problemas apresentados, dado o “lugar de fala” dos respondentes, e, portanto, para um melhor desempenho nos itens. Para responder à questão da pesquisa, foram realizados testes Qui-quadrado com as informações disponibilizadas pelo INEP no Banco de Microdados . Como resultado, identificou-se que a temática sobre a desigualdade social não foi capaz de favorecer o desempenho de alunos das classes mais vulneráveis do ponto de vista social.Neste artigo, analisou-se a associação entre o nível socioeconômico dos licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química e o desempenho em itens envolvendo o tema da desigualdade social na prova do Enade de 2021. Aventou-se como hipótese que a vulnerabilidade econômica poderia contribuir para uma compreensão privilegiada dos problemas apresentados, dado o “lugar de fala” dos respondentes, e, portanto, para um melhor desempenho nos itens. Para responder à questão da pesquisa, foram realizados testes Qui-quadrado com as informações disponibilizadas pelo INEP no Banco de Microdados . Como resultado, identificou-se que a temática sobre a desigualdade social não foi capaz de favorecer o desempenho de alunos das classes mais vulneráveis do ponto de vista social.
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