O desempenho dos licenciandos em Biologia, Física, Química e Matemática em itens sobre desigualdade social no Enade 2021, após início da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1770

Resumo

Neste artigo, analisou-se a associação entre o nível socioeconômico dos licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química e o desempenho em itens envolvendo o tema da desigualdade social na prova do Enade de 2021. Aventou-se como hipótese que a vulnerabilidade econômica poderia contribuir para uma compreensão privilegiada dos problemas apresentados, dado o “lugar de fala” dos respondentes, e, portanto, para um melhor desempenho nos itens. Para responder à questão da pesquisa, foram realizados testes Qui-quadrado com as informações disponibilizadas pelo INEP no Banco de Microdados . Como resultado, identificou-se que a temática sobre a desigualdade social não foi capaz de favorecer o desempenho de alunos das classes mais vulneráveis do ponto de vista social.Neste artigo, analisou-se a associação entre o nível socioeconômico dos licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química e o desempenho em itens envolvendo o tema da desigualdade social na prova do Enade de 2021. Aventou-se como hipótese que a vulnerabilidade econômica poderia contribuir para uma compreensão privilegiada dos problemas apresentados, dado o “lugar de fala” dos respondentes, e, portanto, para um melhor desempenho nos itens. Para responder à questão da pesquisa, foram realizados testes Qui-quadrado com as informações disponibilizadas pelo INEP no Banco de Microdados . Como resultado, identificou-se que a temática sobre a desigualdade social não foi capaz de favorecer o desempenho de alunos das classes mais vulneráveis do ponto de vista social.

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Biografia do Autor

Ivy judensnaider, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática no PECIM/UNICAMP. É professora da Universidade Paulista no curso de Economia. Editora Adjunta da revista Prometeica. 

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente da Unversidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Integrante da International Commission on the History of Geological Sciences (INHIGEO / IUPHS/IUGS). 

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) todas pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

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Publicado

04-11-2024

Como Citar

judensnaider, I., de Mendonça Figueirôa, S. F. ., & Silva, D. da. (2024). O desempenho dos licenciandos em Biologia, Física, Química e Matemática em itens sobre desigualdade social no Enade 2021, após início da pandemia de COVID-19. Horizontes, 42(1), e023136. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1770