Pedagogia Histórico-Crítica:

contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1819

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Materialismo Histórico-Dialético, Didática Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo objetiva contextualizar a gênese e os fundamentos epistemológico e metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica como contribuição ao debate sobre a possibilidade de uma educação contra-hegemônica. Para tanto, apoia-se em autores de perspectiva crítico-dialética que têm produzido estudos sobre essa pedagogia. Apresentam-se três seções, além de introdução e das considerações finais. A primeira trata das pedagogias não críticas e das teorias crítico-reprodutivistas como contextualização do surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica; a segunda, de seu fundamento epistemológico; e a terceira, dos aspectos teórico-metodológicos da didática histórico-crítica. Como conclusão, afirma-se que essa pedagogia pode propiciar uma formação transformadora tanto do indivíduo quanto da sociedade.

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Biografia do Autor

Leon de Assis Silva, Instituto Federal de Goiás - IFG

Mestrando no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, (UEG) Campus - Mineiros. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação no Município de Jataí-Go. 

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Instituto Federal de Goiás - IFG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora titular no Instituto Federal de Goiás (IFG). 

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

de Assis Silva, L. ., & de Freitas e Queiroz, V. R. . (2024). Pedagogia Histórico-Crítica: : contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico. Horizontes, 42(1), e023146. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1819

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica