O “Novo” Ensino Médio como parte das reformas empresariais na educação brasileira

da tragédia anunciada ao desastre consolidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1820

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino Médio, Políticas Educacionais

Resumo

Situado no âmbito da História e da Filosofia da Educação, o artigo busca identificar os interesses de classe contidos nas reformas educacionais que entraram em vigor no contexto do recrudescimento da crise da sociabilidade capitalista, em particular os relativos ao Novo Ensino Médio. Com apoio na pedagogia histórico-crítica, destaca a indefinição que, historicamente, caracteriza o Ensino Médio brasileiro e a presença do setor empresarial nas políticas públicas que o determinam. Apresenta os aspectos do Novo Ensino Médio que beneficiam os interesses privados e empresariais e anuncia as consequências já observadas desde sua implementação. As fontes – leis, projetos e pareceres – são analisadas à luz do materialismo histórico-dialético. Conclui pela indeterminação nos rumos do Novo Ensino Médio, haja vista as contradições que marcam a retomada do social-liberalismo no executivo nacional.

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Biografia do Autor

Robson Machado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR. 

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (DEFHE/FE/Unicamp). 

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

Machado, R., & Silva, R. H. dos R. (2024). O “Novo” Ensino Médio como parte das reformas empresariais na educação brasileira: da tragédia anunciada ao desastre consolidado. Horizontes, 42(1), e023145. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1820

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica