Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente

The market as a guide for formation: from basic education to teaching work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1875

Palavras-chave:

Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação, Trabalho Docente

Resumo

O texto objetiva refletir acerca das alterações curriculares promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e da BNC-Formação e suas repercussões na formação no trabalho docente.  Para tanto se questiona: quais são as alterações promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e BNC-Formação na formação e no trabalho docente? Desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, indica como resultados que a BNCC é uma normativa central e articuladora da formação. Como conclusão, destaca o alinhamento da formação ao mercado, reiterando características formativas como flexibilidade, empreendedorismo, proatividade e pragmatismo.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid David dos Santos, Prefeitura Municipal de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Municipal de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. E-mail: ingridavidsantos.id@gmail.com

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- campus Marilia . Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação. 

Silvia Alves dos Santos , Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Políticas Educacionais e Formação Humana. 

Referências

ALBINO, Â. C. A.; SILVA, A. F. da S. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BERNARDIM, M. L.; SILVA, M. R. Políticas curriculares para o ensino médio e para a educação profissional: propostas, controvérsias e disputas em face das proposições do documento Referência da CONAE 2014. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 16, p. 23-35, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n16_3.pdf Acesso em: 12 abr. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm?msclkid=99fb7879d0c211ec91a329a85274182b Acesso em: 02 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 03, de 21 de novembro de 2018, 2018a Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf Acesso em: 13 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 28 fev. 2024.

COSTA, E. M.; MATTOS, C. C.; CAETANO, V. N. S. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 896-909, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14924

CRUZ, A.; ALMEIDA, A. A BNCC e BNC – Formação como indutora do apagamento da formação docente. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-22, e-20518.055, 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20518.055

FERRETTI, C. J.; SILVA, M. R. Reforma do ensino médio no contexto da reforma provisória n. 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p.385-404, abr.-jun., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176607

FRIGOTTO, G. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, J. de.; PAIVA, L. G. de. As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF, 2011. p. 18-35. Disponível em: https://oebiear.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/03/as-polc3adticas-pc3bablicas-para-a-educac3a7c3a3o-no-brasil-contemporc3a2neo-limites-e-contradic3a7c3b5es.pdf Acesso em: 12 abr. 2024.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálises, Florianópolis, v. 10, n. esp. P. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004

MOEHLECKE, S. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: Entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 39-58, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100003

PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. Trabalho Digital e Educação no Brasil. In: Antunes, R. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 217-235.

RAMOS, M. N. Pedagogia das Competências. In: Pereira, I. B. Dicionário de Educação Profissional em Saúde, Rio de Janeiro, EPSJV, 2008. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l43.pdf. Acesso em 15 de maio de 2024.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista de Educação Movimento, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teóricos-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 607-620, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032

ZIBAS, D. M. L. Refundar o ensino médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1067-1086, Especial, out. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300016

Downloads

Publicado

21-10-2024

Como Citar

Santos, I. D. dos, Czernisz, E. C. da S., & Santos , S. A. dos. (2024). Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente: The market as a guide for formation: from basic education to teaching work. Horizontes, 42(1), e023130. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1875