Entre cuidado e luta popular

invisibilidades nas concepções sobre creches comunitárias no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v44i1.2301

Palavras-chave:

creches comunitárias, movimentos sociais, história da educação brasileira, revisão de literatura

Resumo

Este artigo situa-se no campo da História da Educação, a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica, e busca a valorização de experiências de instituições escolares produzidas em contextos populares e comunitários. Tem como temática central as creches comunitárias no Brasil e como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre sua trajetória, com foco no protagonismo dos movimentos sociais, especialmente aqueles organizados por coletivos de mulheres. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo, realizada a partir de buscas sistematizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com definição de descritores e critérios de inclusão e exclusão. O conjunto de produções selecionado foi analisado com base na Análise de Conteúdo, de Bardin, o que possibilitou a identificação de categorias temáticas recorrentes. Por fim, aponta lacunas teóricas no campo da História e Historiografia da Educação, especialmente no que se refere às relações entre movimentos sociais e creches comunitárias; e evidencia o silenciamento de suas memórias históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Machado Faustino, Universidade São Francisco - USF

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (PPGSSE/USF). Coordenadora do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação da Universidade São Francisco (CDAPH-USF) e docente da graduação em História (USF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética Política e História da Educação Brasileira (GEPHEB).

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco - USF

Possui estágio de pós-doutoramento em Educação, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2018). É Doutora em Educação, na área de concentração de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2011), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (2000), Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc (1995 e 1997). Atualmente, se encontra professora da Universidade São Francisco-USF, como docente vinculada do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (2020-atual), vinculada à linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos.

Referências

ABDALLA, Patrícia Adriana. O pós FUNDEB no oferecimento de matrículas para a educação infantil no estado de São Paulo. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

AGUIAR, Beatriz Carmo Lima. A instituição creche: apontamentos sobre sua história e papel.

Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 7, n. 7, p. 30-35, 2001. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.133. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/133. Acesso em: 29 nov. 2025.

ALVES, Alessandra Maia Lima. Trajetória das políticas públicas de educação infantil no município de Juiz de Fora no período de 1996 a 2013. 2016. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

ARAÚJO, Ana Lúcia Soares da Conceição. A criança como sujeito de direito: as interfaces das instituições comunitárias nas políticas de Educação Infantil. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) − Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENEVIDES, Mônica de Souza. Criança, a tela digital e o brincar: narrativas de uma coordenadora pedagógica sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na primeira infância. 2025. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2025.

BIRCHAL, Paula de Souza. Exploração lúdica e afetividade em crianças de creche. 2010. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BORBA, Denise Aparecida. As representações sociais dos(as) professores(as) em formação sobre a (re)constituição da identidade profissional. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.

BRAGA, Juliana Xagas da Silva. Educação infantil como política pública: os desafios da municipalização para três creches na cidade de Nova Iguaçu. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) − Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.

CABRAL, Rosangela Costa Soares. Processo de inclusão do público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos (EJA) em Belford Roxo/RJ: desafios político-pedagógicos. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) − Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.

CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel M. Creches e Pré-Escolas no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez; Fundação Carlos Chagas, 1995.

CASSIMIRO, Maria Aparecida D’Ávila. O brincar na educação infantil numa escola de educação infantil do/no campo: um estudo acerca da potencialidade do baú brincante na comunidade indígena Tupinambá em Ilhéus-Bahia. 2025. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.

CHIANELLO, Lidiany Cristina de Oliveira; SIQUELLI, Sônia Aparecida. Apresentação. In: CHIANELLO, Lidiany Cristina de Oliveira; SIQUELLI, Sônia Aparecida (org.). Da Filosofia à História da Educação: textos de José Luís Sanfelice. São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 7-14.

CIVILETTI, Maria Vittoria Pardal. A creche e o nascimento da nova maternidade. 1988. 188 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) − Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988.

COSTA, Fernanda Carla Garcia. Educação infantil em Juiz de Fora/MG: o processo de transferência da administração das creches da assistência social para educação. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2006.

COSTA, Maria Bernadete Diniz. Processos formativos de educadoras da infância de uma creche comunitária de Belo Horizonte: suas histórias e seus saberes. 2005. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. Infâncias na creche: corpo e memória nas práticas e nos discursos da educação infantil - um estudo de caso em Belo Horizonte. 2004. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

DOMICIANO, Cassia Alessandra. O Programa ‘Bolsa Creche’ nos municípios paulistas de Piracicaba e Hortolândia: uma proposta para alocação de recursos estatais à educação privada? 2009. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

FERNANDES, Ludimila Sant’anna. O portfólio na formação docente como espaço de produção curricular na educação infantil: o PROINFANTIL em Mesquita - RJ. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.

FERREIRA, Vanessa de Souza. Creches Comunitárias e Democracia Participativa: novas perspectivas à infância uberlandense (1983-1988). 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GOHN, Maria da Glória. A força da periferia: a luta das mulheres por creches em São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOHN, Maria da Glória. Movimento sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.

LORD, Lucio Jose Dutra. Educação, política e periferia: estudo sobre o movimento de educadores populares em Porto Alegre. 2011. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

LUCCHESI, Jane Chalão. “É pegar ou largar”: a luta de mulheres trabalhadoras na Ilha do Governador pelo direito à creche. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.

LUCENA, Flávia Fernanda Ferreira de. Memórias das professoras sobre a participação das crianças na construção de uma escola de qualidade. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) − Universidade Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.

MACIEL, Rochele Rita Andreazza. Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Católica de Santos, Santos, 2019.

MARINHO, Julia Ribas. Privatização da oferta da educação infantil junto ao setor privado lucrativo no Estado do Paraná (2008-2023). 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2025.

MELO, Ceciana Fonseca Veloso de. Narrativas infantis: estudo da agência da criança no contexto de uma creche universitária. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MESGRAVIS, Laima. A assistência à infância desamparada e a Santa Casa de São Paulo: a Roda dos Expostos no século XIX. Revista de História, São Paulo, n. 103, p. 401-423, 1975. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133158/129255. Acesso em: 31 mar. 2026.

MOLETTA, Ana Keli. Imprensa e a luta por creche (1970-1985). Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, v. 32, p. 1-23, 2024. DOI: 10.20396/resgate.v32i00.8671084. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8671084. Acesso em: 29 nov. 2025.

MONTIEL, Larissa Wayhs Trein. Da assistência à educação infantil: a transição do atendimento à infância no município de Naviraí - MS (1995-2005). 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

NOGUEIRA, Neide Mariza Rodrigues. Questões da Pedagogia Cotidiana. 1993. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1993.

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. O público e o privado em políticas de subvenção estatal: Programa Bolsa Creche e “Escuelas Autogestionadas”. 2018. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Maria Cristina Ferreira Alves. Ação e reflexão na estruturação de ambientes para crianças de três anos após retorno presencial devido à pandemia da COVID-19. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A creche no Brasil: mapeamento de uma trajetória. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./jun. 1988. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-25551988000100004&script=sci_abstract. Acesso em: 31 mar. 2026.

PACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolo. O espetáculo da educação: os centros educacionais unificados do município de São Paulo como espaços públicos de lazer. 2009. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PASSOS, Paula Lannes Pereira. Entre o visível e o invisível: a presença da criança na instituição de educação infantil. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

PASSOS, Tahís Moreira. O Estado e o Movimento Comunitário por creche em São Gonçalo (RJ). 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

PENA, Alexandra Coelho. Para explicar o presente tem que estudar a história do passado: narrativas profissionais de escolas comunitárias de educação infantil da Baixada Fluminense. 2016. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) − Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

QUEIROZ, Isabela Lacerda. “Eu poderia até ser a professora”: conflitos entre formação e prática a partir do PROINFANTIL em Nova Iguaçu. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) − Universidade Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.

RIBEIRO, Fabrícia Tavares. Direito das crianças à educação em creches na cidade de Manaus. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) − Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.

SANFELICE, José Luis. Introdução. In: SANFELICE, José Luis; JACOMELI, Maria Regina Martins; PENTEADO, Ana Elisa de Arruda (org.). História de instituições escolares: teoria e prática. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016. p. 15-46.

SANTOS, Jessica Swelly. A creche Jóias de Cristo e suas memórias: uma (re)construção histórica dos seus 20 anos. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SILVA, Anamaria Santana da. Políticas de atendimento à criança pequena em MS 1983/1990. 1997. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais de creche no coração da cidade: a luta pelo reconhecimento profissional em Belo Horizonte. 2004. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

VIEIRA, Lívia Maria Fraga; MELO, Regina Lúcia Couto. A creche comunitária “Casinha da Vovó”: Prática de Manutenção/Prática de Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 62, p. 60-78, 1987. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1257. Acesso em: 31 mar. 2026.

ZARPELON, Geovani. A relação público-privada na Educação Infantil: um estudo sobre os convênios com entidades privadas na rede municipal de educação de Joinville/SC. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

Downloads

Publicado

27-06-2026

Como Citar

Faustino, M. C. M., & Siquelli, S. A. (2026). Entre cuidado e luta popular: invisibilidades nas concepções sobre creches comunitárias no Brasil . Horizontes, 44(1), e023278. https://doi.org/10.24933/horizontes.v44i1.2301

Edição

Seção

Seção Temática- História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências.