Crianças, corporeidade e movimento:

o pulsar da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1743

Palavras-chave:

Educação infantil, Infâncias, Corporeidade, Crianças, Professora

Resumo

Problematiza-se sobre a corporeidade na infância e nos cotidianos das escolas de Educação Infantil e evidencia-se a forma como os docentes dialogam com esses movimentos rotineiros. O artigo trata de uma análise a partir de narrativas autobiográficas e pesquisa bibliográfica sobre corporeidade no contexto da Educação Infantil. Baseia-se na Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Concluiu-se que no diálogo sobre movimentos rotineiros deve-se deixar virem à tona crenças e concepções, o que de fato move o cotidiano na escola de Educação Infantil. Nesse contexto, é preciso considerar as práticas corporais na sua inteireza e reconhecer a importância do corpo, da corporeidade e dos seus significados e sentidos atribuídos por meio de experiências plurais para as crianças e com elas.

Palavras-chave: Educação Infantil. Infâncias. Corporeidade. Crianças. Professora.

 

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Biografia do Autor

Paula Miño Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação pelo Programa PPGEdu FURG. Pedagoga. Professora da rede pública de ensino - Secretaria de Educação do Município de Rio Grande/RS. 

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Realizou estágio Pós-doutoral em 2023-2024 na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Atua nos cursos de Educação Física, Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU.

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Publicado

02-07-2024

Como Citar

Fonseca, P. M. O. da ., & Bersch, Ângela A. S. (2024). Crianças, corporeidade e movimento: : o pulsar da infância . Horizontes, 42(1), e023103. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1743